BREC: bombeiros brasileiros são certificados em curso internacional

Bombeiros de diversos países estiveram reunidos para participar do Curso Internacional de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) organizado pela Organização de Bombeiros Americanos – OBA, com o apoio da USAID/OFDA, na Guatemala entre os dias 09 e 17 de Julho.

O objetivo foi fortalecer capacitação das equipes de primeira resposta a desastres urbanos envolvendo estruturas colapsadas. Participaram membros de equipes USAR (Urban Search and Rescue) de nove países, todos já capacitados em BREC. O curso, considerado de nível intermediário, foi realizado por resgatistas do Equador, Colômbia, Nicarágua, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Panamá e Guatemala. Todos tiveram que cumprir as 11 etapas de instrução em regime de imersão total na Academia Nacional de Bombeiros da Guatemala.

O curso de BREC, considerado o curso mais importante dos bombeiros da Guatemala, foi ministrado por 22 instrutores capacitados pela pela Agência dos Estados Unidos da América para Desenvolvimento Internacional (USAID), através do Escritório de Assistência a Desastres (OFDA). Também participaram do evento representantes da OFDA/USAID e da Organização de Bombeiros Americanos (OBA). Dos 30 participantes, 26 foram certificados pela USAID/OFDA para atuarem em outros países em caso de necessidade.

O Brasil foi representado por dois Bombeiros Militares: o Tenente Coronel BM Anderson Carvalho de Matos, coordenador do serviço de BREC de Rondônia e o 1º Tenente BM Rodrigo Schardong, membro da coordenadoria de BREC de Santa Catarina. Ambos foram aprovados e certificados internacionalmente, estando agora aptos a participarem de operações reais e a ministrarem conhecimentos acerca dos assuntos relativos a disciplina de BREC nível intermediário.

Créditos: Coordenadoria de BREC do CBMSC