Bombeiros: Sempre fazendo a diferença

Nesta semana, recebemos no CCS (Centro de Comunicação Social), um pedido de uma ONG que auxilia cerca de 14 pessoas com deficiência, para passar um tempo com alguns assistidos e leva-los a tomar banho no mar.

Sabendo do Projeto com os cadeirantes em Palhoça, fizemos contato com o 1° Tenente BM Fernando Ireno Vieira e iniciamos os pedidos junto ao CEBM - Centro de Ensino Bombeiro Militar para viabilização do transporte. Tudo acertado, nosso ponto de encontro foi no CEBM na Trindade de onde partimos com destino a Praia de Cima, em Palhoça as 8h desta sexta-feira dia 27/01.  Todos muito animados com a temperatura e o sol que mesmo meio tímido, já esquentava significativamente.

Depois de aproximadamente uma hora, chegamos ao local de encontro, o Posto Guarda-Vidas na Praia de Cima. Logo na chegada, presenciamos uma demonstração de resgate de pessoa se afogando realizado especialmente para o Projeto Golfinho, onde cerca de 70 crianças participavam. Fomos muito bem recebidos pelos Guarda-Vidas, militares e civis, que estampavam um sorriso que só quem ama o que faz pode ter. Era muita alegria. De um lado as crianças todas empolgadas que recebiam ainda as últimas instruções antes da Formatura. De outro, as pessoas que levamos, cadeirantes e autistas, sendo conduzidos com muito amor e carinho para tomar banho no mar.

Com absoluta certeza, hoje, mais uma vez homens e mulheres do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina fizeram a diferença na vida das pessoas.

Agradecimentos:
Tenente Coronel BM Aldo Batista Neto
1° Tenente BM Fernando Ireno Vieira - Comandante da 2ª/10°BBM - Palhoça
Tenente BM Marcelo Della Giustina da Silva - Ch do B3 e B5 do 10°BBM
Tenente BM Marcelo Pereira - Cmt do 1°/2ª/10°BBM
3° Sargento BM Cláudio Luiz Andrade Coordenador do Projeto Golfinho e Praia acessível nas Praias de Palhoça
3º Sargento BM RR Vilson - Motorista
Guarda-Vida Civil Nereu Almeida Júnior
Guarda-Vida Civil Matheus da Silva Machado
Guarda-Vida Civil Jeferson Marcos Fagundes e Vinicius Plentz de Oliveira
Guarda-Vida Civil Ariany souza rodrigues
Guarda-Vida Civil Thuany Karoline Platt
Guarda-Vida Civil Juliano Guimarães Monks Branco

Projeto Golfinho

Visa a conscientização e prevenção sobre os perigos do mar onde as crianças entre 9 e 13 anos são orientadas de maneira lúdica.

O Comandante-Geral do CBMSC e Idealizador do Projeto em 1998, espera que “nesta temporada o CBMSC pretende formar no Estado em torno de 5.000 crianças, as quais saberão prontamente informar o lema do projeto: “Água no Umbigo, Sinal de Perigo”.

As próximas turmas em Palhoça, iniciarão em 31 de janeiro até 03 de fevereiro na Praia da Guarda do Embaú e simultaneamente na Praia de Palmas. Já na Praia de Fora o programa ocorre de 07 à 10 de fevereiro.

Cadeirantes na praia - Palhoça

Projeto de utilização de cadeiras de rodas flutuantes nas praias de Palhoça em parceria entre a Prefeitura Municipal e empresários que permite que cadeirantes que possam tomar banho de mar com o auxílio de Guarda-Vidas. A atividade é realizada sempre nas sextas-feiras, sábados e domingos e as cadeiras estão distribuídas na Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Pinheira e Pinheira de Cima. Foram escolhidas as praias com águas mais calmas e com melhores estruturas para que o cadeirante consiga acessar o posto com maior facilidade, para daí sim fazer uso das cadeiras flutuantes. Os guarda-vidas foram capacitados para a atividade e também prezam sempre pela segurança do usuário.

Créditos: 3º Sargento BM Ewerton Luiz Oliveira / Centro de Comunicação Social do CBMSC