Bombeiros Militares do 3º BBM recebem certificados de honra ao mérito

Três bombeiros militares do 3º Batalhão Bombeiro Militar receberam nesta quinta-feira (7), certificados de honra ao mérito entregues pelo Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. A homenagem foi promovida em agradecimento ao trabalho realizado pelos militares em Brumadinho/MG, após o rompimento de uma barragem que deixou mais de 300 vítimas, entre mortos e desaparecidos. A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito, em Blumenau.

Foram homenageados: Cabo BM Jacques Douglas Romão, cinotécnico com o cão Bravo, Cabo BM Carlos Alexandre de Souza, cinotécnico com a cadela Zara, da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque e o Soldado BM Valmir Roberto Martins Júnior, operador de RPAs da 1ª Companhia de Blumenau.

A área da tragédia ainda é considerada de risco, por isso é preciso cautela e preparo de cada bombeiro militar. No entanto, o trabalho das equipes no local vai muito além de buscas. “Foi uma experiência que enaltece a nossa preparação, principalmente para ocorrências de grande magnitude. Auxiliar nessa empreitada foi uma experiência ímpar. Poder dar o conforto para as famílias que naquele estado buscam por seus familiares para um enterro digno foi algo marcante para mim”, lembrou o Soldado Valmir, um dos homenageados no evento.

A tragédia de Brumadinho fez com que cada morador da região do Vale do Itajaí lembrasse com pesar do ano de 2008, quando vidas foram levadas, houve registro de desaparecidos e muitas famílias perderam o que tinham. Desde então, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina vem aperfeiçoando o conhecimento em novas tecnologias, a fim de seguir prestando o melhor serviço para a população. “Ter uma equipe preparada é importantíssimo para mostrar que nós não paramos no tempo, mas pegamos uma dificuldade grande que tivemos no Estado e fizemos disso uma oportunidade para nos aperfeiçoar e nos estruturar para que possamos prestar o devido apoio às pessoas que precisam nesse momento emergencial”, afirmou o prefeito Mário Hildebrandt, que acrescentou: “o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é um exemplo para o Brasil na perspectiva de preparo, atendimento e também de prevenção”.

O evento também com a presença do Coronel BM Olímpio Manestrina, secretário municipal de defesa do cidadão, Tenente Coronel Luciano Mombelli da Luz, Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, Capitão BM Felipe Daminelli, Comandante da 1ª Companhia de Bombeiros Militar e 1º Sargento Israel Machado.

Créditos: Texto e Fotografia: Daniel Felipe Nogueira