PESQUISAR

Xanxerê realiza resgate de boi em Ipuaçu

Por volta das 13:30h de ontem, 18, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) do município de Xanxerê, foi acionada para atender um resgate envolvendo um boi que caíu em um poço de aproximadamente 10 metros de profundidade. A ocorrência foi atendida na localidade da aldeia indígena no município de Ipuaçu, linha Pinhalzinho, cerca de 20 Km da cidade de Xanxerê. Deslocaram para atendimento o aspirante Rocha, soldado Kichel e os bombeiros comunitários Ricon e Dal Ponto com equipamento de resgate de animais e de salvamento em altura.


A instalação do tripé

A equipe montou um tripé de resgate e 2 sistemas ancoragem sendo um de redução de força para a descida do militar

4x1 (esse sistema reduz a força aplicada por 4, ou seja, um animal de 200 kg torna 50 kg).


e outro para içar o animal.


O primeiro bombeiro chegou a descer no poço e conseguiu fazer um utensílio para puxar o animal (buçal), todavia o poço era demasiado estreito e não foi possível passar a cinta de resgate no boi. Dessa forma a equipe usou outra estratégia, encheu o poço de água para que o animal, que já estava flutuando, pudesse chegar ao nível do solo.


Enquanto o nível subia, um segundo bombeiro ficou encarregado de segurar a corda do buçal mantendo a cabeça do animal fora d'água. Quando faltava apenas 1 metro da superfície, foi possível retirar o animal com facilidade. A ocorrência transcorreu por cerca de 3 horas e foram empregados aproximadamente 14 mil litros de água.

Créditos:
Texto: Aspirante Rocha
Fotos: B5 do 14º BBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193