PESQUISAR

Bombeiros auxiliam em desencalhamento de Baleia em Barra Velha

 

Uma baleia da espécie Jubarte encalhou na praia da Península, litoral de Barra Velha, na última segunda -feira (16/10). Os Bombeiros de Barra Velha foram acionados e entraram em contato com o Programa de Monitoramento de Praias da Univali- Universidade do Vale do Itajaí, em que os oceanógrafos atuam no controle, inspeção e tratamento dos animais marinhos que acabam aportando no litoral catarinense em algumas épocas do ano.

 

 

Ao analisarem o animal, os técnicos constataram que se tratava de um macho, com 8 metros de comprimento e pesando cerca de 20 Toneladas. O desencalhe aconteceu com uso de um rebocador numa operação coordenada pelos biólogos e com apoio do Corpo de Bombeiros Militar em parceria com os integrantes do Instituto Anjos do Mar, da Defesa de Civil e da Polícia Militar Ambiental.

 

 

Apesar do esforço coletivo em conseguir levar a baleia até o mar, o animal voltou a encalhar para morrer na areia da praia, o que indica a possibilidade do animal já estar doente antes de aportar na praia.

 

 

 

 

Crédito: Subtenente Evandro- Comandante OBM Barra Velha

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193