Bombeira Militar Representa Corporação em Evento Internacional

Entre os dias 24 e 29 de abril de 2017, no Indiana Convention Center & Lucas Oil Stadium, na Cidade Indianápolis - EUA, está acontecendo a Feira Internacional de Bombeiros (FDIC International). É a maior feira e exposição de treinamento de bombeiros do mundo, contando com cerca de 800 expositores e atraindo mais de 32.000 profissionais. Além de workshops, treinamentos e competições, o evento exibe as última novidades em equipamentos, produtos e serviços de combate a incêndios.

Durante a feira ocorre a Conferência de Liderança Feminina - fazendo acontecer a mudança (iWomen Leadership Conference - Taking Charge of Change), realizado pela Associação Internacional das Mulheres que trabalham no Serviço de Emergência e Combate a Incêndio (International Association of Women in Fire and Emergency Services).

A Tenente BM Nicole Martins, lotada em Canoinhas, é formada em letras inglês e possui mestrado na questão de gêneros. A referida militar está participando do evento e trará as novidades e assuntos relevantes para a Coordenadoria de Assuntos Femininos do CBMSC, com o intuito de replicar o conhecimento adquirido.

Seguem informações sobre alguns assuntos abordados:

A abertura do iWomen Conference foi realizada pela presidente do iWomen (International Association of Women in Fire & Emergency Services / Associação Internacional das Mulheres que atuam no combate a incêndio e em serviços de emergência) a Capitão Angela Hughes, do Corpo de Bombeiros do Condado de Baltimore/EUA.

Na primeira seção de temas específicos, destaca-se a temática: “Entrando e destacando-se” (Stepping up and standing out), realizada pela Superintendente-chefe dos serviços de Combate a incêndio e Emergências da região da Costa Norte de Queensland, Michelle Young, e da Oficial de Treinamento Regional dos serviços de combate a incêndio e Emergências de Newcastle, Bronnie MacKintosh. Ambas expuseram um "mapa para a diversidade" e propuseram um cenário prático a fim de identificar soluções e alcançar resultados em todos em qualquer quartel.

Na segunda seção de temas específicos, destaca-se a palestra: Quando eu duvido de mim mesma e de outras mulheres: Desafiando o sexismo internalizado (When I doubt myself & other women: Challenging Internalized Sexism), ministradada Chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade de Latir, Novo México, Jona Olsson. Ela falou sobre o papel do sexismo internalizado nas mulheres, que tem como consequência a insegurança à respeito de seus julgamentos, sua competência, e sua capacidade de liderança - o que as impede de crescer.

Na terceira sessão de temas específicos destaca-se o tema: Solução de problemas para questões pessoais (Problem solving for personal issues) abordado pela Chefe de Batalhão dos Bombeiros Voluntários da cidade de Aurora, Colorado/EUA, Katherine T. Ridenhour. Ela falou sobre habilidades de liderança necessárias para lidar com problemas diários de relacionamento nos quartéis, e propôs um modelo (passo a passo) para resolver os problemas rotineiros do serviço.

Créditos: Coordenadoria de Assuntos Femininos do CBMSC