Batalhão de Operações Aéreas realiza transportes aeromédicos

Diante desse difícil e incerto momento pelo qual passa nossa sociedade em virtude da pandemia da COVID-19 causada pelo #coronavirus, trazemos boas ações por meio das quais insistimos na preservação/perpetuação da vida!

No dia de hoje, terça-feira, 31, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), realizaram transporte aeromédico por meio do avião “Arcanjo-04”, por volta das 09:30 h, de uma mulher de 28 anos, a qual é portadora de hepatite B e insuficiência renal, do Hospital São José em Criciúma (Código ICAO “SBCM”) para o Hospital Santa Izabel em Blumenau (Código ICAO “SSLN”), local no qual ela será submetida a transplante hepático no hospital. Inicialmente, o Arcanjo-04 deslocou do Floripa Airport em Florianópolis até o Aeroporto Regional Diomício Freitas em Forquilhinha/Criciúma, onde recebeu a paciente e logo em seguida conduziu até o Aeroporto Regional de Blumenau.

No mesmo dia, já por volta das 15:00 h, o avião Arcanjo-04 realizou transporte aeromédico de pequeno lactente de apenas 1 mês e 24 dias de idade. A criança apresentava cardiopatia congênita e precisou ser transportado do Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis (SBFL) para o Hospital Infantil Jeser Amarante Faria em Joinville (SBJV), local no qual será submetido a cirurgia cardíaca. Hospital Infantil Jeser Amarante Faria o qual é referência em nosso estado no tratamento de patologias cardíacas.

Importância e Diferencial dos Transportes Aeromédicos

Os transportes aeromédicos representam importantes meios de auxílio a inúmeros pacientes. Por meio dele, é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor. Além disso, a unidade aérea de asa fixa (avião) funciona como uma Unidade de Terapia Intensiva, contando com uma grande gama de aparatos médicos bem como com a presença de um médico e um enfermeiro, para monitoramento dos pacientes.

Somente no dia de hoje, por meio da realização de dois transportes aeromédicos, foram percorridos em torno de 790 quilômetros (427 milhas náuticas) pelos ares catarinenses, em 5 cidades diferentes (Florianópolis, Criciúma, Forquilhinha, Blumenau e Joinville) num total de 5 horas de voo.

A equipe @cbmsc.samu.arcanjos_sc informa que nossas atividades continuam, não havendo interrupção do serviço. Estamos aqui por você. Fique em casa por nós. Cada um fazendo sua parte para o bem de todos! O #coronavirus não é brincadeira!

Texto: Comunicação Social do Batalhão de Operações Aéreas / CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427