Batalhão de Operações Aéreas utiliza aeronave do Governo para transporte de recém-nascido

Nesta quarta-feira, 15, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU), realizou o transporte de recém-nascido com 6 dias de vida de Tubarão, no Sul do estado, para o Hospital Infantil Doutor Jeser Amarante Faria, em Joinville, para a realização de uma cirurgia de emergência devido a uma cardiopatia grave que colocava a vida da criança em risco.

Para esta ocorrência a equipe de saúde da aeronave Arcanjo-04, com médico, enfermeiro e um bombeiro militar, garantiram o transporte seguro até o destino, saindo às 09h e chegando ao destino às 09h35min, sempre sob os devidos cuidados e acompanhamento médico.

O deslocamento foi possível por conta do trabalho conjunto entre o CBMSC, a Secretária de Estado da Saúde e a Casa Civil do Governo, tendo em vista a utilização da Aeronave Carajá, do Governo do Estado. Este avião oferece condições de transportar também o acompanhante até o destino, uma vez que se trata de um menor de idade que necessita da presença de um responsável. Com a utilização da aeronave, que pode atingir até 450 km por hora de velocidade, a viagem de tubarão até Joinville durou aproximadamente 35 minutos, percorrendo cerca de 255 quilômetros (138,2 milhas náuticas).

O Comandante de Operações Aéreas da missão, 1º Tenente Álvaro Luiz Bilher Junior destaca a importância da utilização da aeronave Carajá para o transporte: "É uma excelente aeronave que permite um transporte rápido e seguro, podendo ainda transportar um acompanhante da vítima e com espaço suficiente para a excelência do trabalho da equipe médica, garantindo conforto e agilidade para estas operações".

A equipe @cbmsc.samu.arcanjos_sc informa que nossas atividades continuam, não havendo interrupção do serviço. Estamos aqui por você. Fique em casa por nós. Cada um fazendo sua parte para o bem de todos!

Texto: Tenente Nicolas Paolo Zanella
Fotos: Batalhão de Operações Aéreas / CBMSC