55 anos da OBM de Itajaí: Baile e Formatura fecham comemoração

No sábado (13/05), o efetivo do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (com sede em Itajaí), juntamente com seus familiares e autoridades civis do município, participaram do Baile Comemorativo de Aniversário, realizado pela Associação Assistencial e Beneficente 02 de Julho, no Salão do Clube de Campo Itamirim.

O baile contou com a belíssima recepção do Coral da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e do cão de busca Ice, que estava também vestido à caráter para o evento, além de um coquetel que foi servido aos convidados.

Na tarde segunda-feira (15/05) foi realizada a Solenidade Militar que continuou a Comemoração aos 55 anos de ativação do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar no município de Itajaí, ato que finalizou o evento com chave de ouro.

A comemoração, que também contou com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, realizou homenagens aos Guarda-Vidas Civis e Militares, encerrando a Operação Veraneio 2016/17 no município. O destaque desta homenagem ficou ao GVC Carlos Wanzuita, que realizou, no dia 16 de janeiro de 2017, em horário que já não havia mais atividade dos Guarda-Vidas na praia, um salvamento de quatro pessoas de uma mesma família. O resultado do ato deste GVC, que se expôs aos perigos do mar, principalmente sem auxílio de equipamentos como nadadeira e lifebelt, foi que hoje essa família passa bem e pode comemorar a vida graças à sua grandiosa atitude.

A solenidade contou também com a entrega da medalha comemorativa aos 90 anos do CBMSC à autoridades civis e militares, além da entrega do título honorífico "Amigo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina", título este entregue às personalidades civis pelos serviços prestados para o engrandecimento moral ou material da corporação.

Por meio do convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Itajaí, foi realizado um ato de entrega de viaturas e equipamentos que serão utilizados nas atividades operacionais. Ao todo, foram investidos aproximadamente um R$ 1.000.000,00, visando a melhoria dos serviços prestados à população, que, seguramente tornarão mais efetivos os atendimentos às ocorrências de resgate veicular, combate a incêndios, salvamento aquático e análise e vistoria de edificações para prevenção a incêndios.

As novas aquisições foram:

- Um drone, no valor de R$ 12.000,00, equipamento que auxiliará no monitoramento e busca de banhistas nas orlas da região e na busca de pessoas perdidas;

- Doze conjuntos de equipamentos de proteção respiratória, no valor de R$ 117.000,00, os quais proporcionarão maior segurança aos bombeiros militares nos combates a incêndios;

- Um desencarcerador, no valor de R$ 150.000,00, equipamento que torna mais eficiente o resgate de vítimas presas em ferragens;

- Dois veículos administrativos, no valor de R$ 86.000,00 para realizar vistorias produzindo prevenção na fiscalização dos sistemas contra incêndio e pânico de edificações;

- Um caminhão carreta tanque, no valor de R$ 180.000,00, que aumentará a capacidade e a autonomia no combate a incêndios;

- E um novo caminhão auto bomba tanque resgate, no valor de R$ 550.000,00.

Ao final desta solenidade, foi cantado em coro por todos os presentes a canção de "Parabéns à você" que serviu, não somente ao Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, mas também ao nosso Comandante-Geral, Coronel BM Onir Mocelli, que faz aniversário na mesma data.

Créditos: Larissa Adriano - Estagiária Aux. do B5/7ºBBM