Ampliação do quartel de Rio do Sul: formatura e comemorações

Na manhã de terça-feira (01/11) foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros Militar em Rio do Sul a formatura alusiva aos atos de entrega de medalhas, título honorífico Amigo do Bombeiro, homenagem de passagem para a reserva remunerada e inauguração da obra de reforma e ampliação do quartel em Rio do Sul.

Foram entregues medalhas para Bombeiros Militares da ativa, reserva remunerada e Bombeiros Comunitários, dentre elas: Mérito por Tempo de Serviço, Mérito Bombeiro Militar, Mérito Segurança Contra Incêndio, Mérito Comunitário e medalhas comemorativa aos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

A formatura contou com a emocionante homenagem aos Bombeiros Militares que recentemente passaram para a reserva remunerada: o 3º Sargento BM Ary Carlos Suchara e o 3º Sargento BM Altenir Vicentin, que atuaram com profissionalismo e dedicação inerentes à função, sendo exemplos de dedicação, camaradagem e amizade. Ao final da homenagem, receberam o tradicional banho de despedida, cumprimentaram seus colegas em forma, e realizaram com a viatura operacional seu último J9 (deslocamento para a ocorrência). Porém desta vez não houve o J12, ou seja, não houve o retorno ao quartel.

Ademais, fora realizada a inauguração da obra de inauguração e ampliação do quartel, essencialmente da parte administrativa, que visam além da melhora nas instalações físicas, uma melhor harmonização entre as seções visando a celeridade dos processos gerenciais.

Destacou-se ainda o título honorífico Amigo do Bombeiro, que foi entregue ao Padre Dirceu, que mostrou-se solícito ao dispor a estrutura de um colégio para gerenciamento da inundação ocorrida na mesma época do ano anterior, bem como homenagem ao 2º Tenente BM Bruno Golin Sprovieri, que deixa o quartel local após servir aproximadamente 2 anos, sendo transferido daquele destacamento para a região da grande Florianópolis.

E ainda, momentos antes da formatura foi inaugurada também a Galeria de Ex-Comandantes da OBM do Rio do Sul que ali passaram e auxiliaram na construção dos 43 anos de história do Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul.

Por fim, segundo o comandante da 3ª Companhia, Capitão BM Davi Pereira de Souza, “A homenagem dos militares que passaram para a reserva, assim como a galeria de ex comandantes, é uma forma singela de agradecimento do Corpo de Bombeiros aos militares que ajudaram a construir a imagem do bombeiro de Rio do Sul no âmbito municipal e estadual. Como forma de incentivo, são inauguradas novas instalações para os atuais e futuros bombeiros que irão servir na caserna”.

Estiveram presentes na formatura autoridades civis e militares, dentre eles o Comandante-Geral do CBMSC Coronel BM Onir Mocellin, o Comandante da 2ª Região Bombeiro Militar Coronel BM João Valério Borges e o Comandante do 5º Batalhão (Lages) Tenente Coronel BM Edson Tadeu Steinck de Sousa.

Créditos: Aspirante a Oficial BM Rubens José Babel Júnior