PESQUISAR

Aberta oficialmente a Operação Veraneio 2016/2017

 

CLIQUE AQUI para ver a galeria de fotos.

 

Em cerimônia oficial, o Governo do Estado de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Segurança Pública declararam oficialmente aberta a Operação Veraneio 2016/2017, na manhã desta quarta-feira (14/12) em Florianópolis. A ação conjunta envolve todos os órgãos estaduais da segurança.

 

O Vice-Governador do Estado, Dr. Eduardo Pinho Moreira, relembrou na ocasião que “12% do produto interno bruto (PIB) de Santa Catarina provém do turismo, esta é uma das razões para que a Operação Veraneio seja considerada tão importante para os visitantes e moradores. Saúdo e reconheço aqueles que labutam pela segurança, cujas ações são determinantes para o sucesso da temporada”.

 

“As pessoas devem evitar tomar banho de mar, de rio ou cachoeira em áreas desertas e desprotegidas, procurando sempre o lazer em locais monitorados por Guarda-Vidas, com atenção para a sinalização de praia e as orientações, esta é a dica mais importante”, pontuou o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin.

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina desenvolve ações em todo o litoral catarinense e balneários e estâncias hidrominerais do interior. Confira os dados:

 

Pré-temporada - 01/10/16 à 18/12/16 - 79 dias;

Temporada – 19/12/16 à 5/03/17 - 77 dias;

Média temporada – 6/03/17 à 7/05/17 - 63 dias;

Baixa temporada – 8/05/17 à 30/09/17 - 146 dias.

A baixa temporada ocorre apenas nas cidades de Florianópolis (Praia Mole, Joaquina e Ingleses) e Balneário Camboriú, devido ao movimento turístico durante todo o ano.

 

Litoral SC: 561,4 Km;

Extensão monitorada: 455,23 Km;

37 cidades (população fixa: 2.540.038 habitantes);

157 praias/ estâncias hidro-minerais/ lagos/ represas e/ou rios;

312 postos de Guarda-Vidas;

 

188 Guarda-Vidas Militares;

1.339 Guarda-vidas Civis;

53 Embarcações;

43 Motonáuticas;

48 Quadriciclos;

02 Helicópteros.

 

Para os profissionais que desempenham o papel de prevenção e salvamento o CBMSC aplica capacitações, entre elas os cursos de formação e recertificação de Guarda-Vidas Civis, cursos de condutor naval, instrutor de projeto golfinho e condutor de motonáutica.

 

Para a população são desenvolvidas ações de prevenção como o Projeto Golfinho (cuidados no banho de mar, ecologia e cidadania), que neste ano tem uma previsão de instruir 5.260 crianças nas áreas dos Batalhões de Florianópolis, Criciúma, Tubarão, São José e Itajaí e Balneário Camboriú. São distribuídas ainda pulseiras para identificação de crianças nas praias de maior movimento, além de folders educativos.

 

Entre as inovações apresentadas neste ano, estão a funcionalidade do aplicativo E-193 Mobile, para gerenciamento de ocorrências e que já esta em funcionamento, permitindo a inserção das ocorrências direto do celular do Guarda-Vidas (informações instantâneas para melhor gestão); a construção de postos contêiner com reaproveitamento de materiais, fossa lacrada e alimentação de energia por placas solares poderá ser conferida na orla de Itajaí e o emprego de cães de busca para a potencialização e auxílio no salvamento aquático.

 


Créditos: CCS do CBMSC – Soldado BM Maria Gabriela / Fotos: 3° Sargento BM Ewerton de Oliveira - Soldado BM Tiago Moritz

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193