PESQUISAR

15 anos do pelotão de Itapoá

No último dia, 12, o pelotão do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC) da cidade de Itapoá, está celebrando mais um ano de existência. O CBMSC foi lembrado pela comunidade que diariamente acompanham o excelente trabalho prestado na cidade. O grande número de mensagens de felicitações e votos de muito sucesso foram enviadas pelo WhatsApp e também através de telefonemas, e-mais e pelas redes sociais.

201020207

No dia 12 de outubro de 2005 inaugurou em Itapoá um Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) do CBMSC, a princípio subordinado a Garuva. Até então, a cidade de Itapoá contava apenas com guarda-vidas civis para realizar a segurança nas praias.

201020205

O 3º sargento Paulo Sergio Baptista dos Santos lembra que chegou em Itapoá como soldado no início do mês de outubro de 2005, ele pertencia aos bombeiros de Garuva e veio juntamente com o soldado Edival, soldado Rodinei, soldado Carlos e cabo Padilha para compor o GBM de Itapoá. O sargento lembra que no início o serviço prestado a comunidade era feito com apenas um bombeiro militar e um bombeiro comunitário (BC), também vindos de Garuva. Os bombeiros comunitários de Garuva que vieram compor o GBM de Itapoá eram: BC Flores, BC Rocha e BC Souza.

201020206

As instalações do quartel passaram por poucas modificações como mostram as fotos. O GBM ocupou as antigas instalações da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Inicialmente eram atendidas apenas emergências de atendimento pré-hospitalar, contavam com um furgão GMC que era a ambulância, uma caminhonete GM C10 que era utilizada para transporte de materiais, e um automóvel corsa para serviços administrativos. No mesmo ano, 2005, ocorreram dois incêndios na cidade de Itapoá, o primeiro em uma igreja e o segundo em um ônibus, por conta desses acontecimentos atentou-se para a necessidade de ativar uma viatura para o combate a incêndio e também mais militares para compor a tropa.

As praias da cidade já eram assistidas por guarda vidas civis, pertencentes da PMSC até 13 de outubro de 2003. A partir desta data militares do 7º Batalhão de Bombeiros Militar vinham de Itajaí para dar treinamento e também conduzir as operações veraneio. A partir de 2006 os militares de Itapoá se capacitaram e desde então conduzem os cursos de salvamento aquático e as operações veraneios no município. Com o passar do tempo o GBM se tornou o 4º Pelotão da 3ª Companhia do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

Créditos:
Texto: Gleisson do N. Leopoldino
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193