PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (330 palavras)

VIDEOMONITORAMENTO NAS PRAIAS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ REFORÇA A AÇÃO DO CBMSC NA OPERAÇÃO VERANEIO

O sistema de videomonitoramento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Balneário Camboriú conta com 05 câmeras de aproximação com zoom de até 4km e 05 câmeras nas plataformas dos postos fixos.

Por meio delas são captadas imagens de todas as praias de Balneário Camboriú, que são monitoradas por guarda-vidas civis voluntários (GVCV) constantemente. Assim que ele identifica uma vítima em potencial de afogamento, faz contato via rádio com o GVCV que está no posto para ir até o local fazer a prevenção. 



Da mesma forma, se o GVCV que estiver no posto avistar um banhista nadando a longa distância da faixa de areia, pode solicitar ao videomonitoramento que faça a aproximação com o zoom e confirme se a vítima necessita de ajuda.

O projeto piloto foi instalado na Praia Central de Balneário Camboriú em 2020 com investimento de R$350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais). Essa tecnologia somada ao serviço qualificado de guarda-vidas e a prontidão de embarcações 24 horas, todos os dias do ano, reforça a preocupação constante do CBMSC com a prevenção dos banhistas.



Além disso, amplia de forma significativa as ações de prevenção que visam reduzir o número de mortes por afogamento no território catarinense e serve se apoio na verificação das embarcações que por ventura estejam navegando em área destinada aos banhistas, prática que é proibida e que deve ser informada a Marinha do Brasil, órgão responsável por esta fiscalização. 



Créditos:
Texto: Cristina Schulze - assessora de imprensa no CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193