É notória a necessidade das organizações, privadas ou públicas, agirem de modo sustentável nos tempos atuais. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também partilha desta preocupação e deste modo pauta suas atividades atento às boas práticas ambientais.
Uma das ações implementadas no 10º Batalhão de Bombeiro Militar (São José) o reaproveitamento do óleo de cozinha para a fabricação de sabão. Por mês são gerados, na forma de resíduo, aproximadamente 5 litros de óleo utilizado no preparo de alimentos para os bombeiros em serviço. Esta quantidade de óleo seria o suficiente para poluir cem mil litros de água potável se despejados sem tratamento (SABESP, 2007), portanto é importantíssimo evitar que este material entre em contato com os mananciais.
Além de evitar a poluição dos recursos hídricos, também há a economia com produtos de limpeza, uma vez que o sabão produzido pode ser utilizado na limpeza das instalações. Este último ponto está consoante com um dos princípios da administração públic: a eficiência.
O processo básico de fabricação é simples, consiste na união de três ingredientes: água, óleo e soda cáustica misturados, em uma proporção adequada.
Créditos: 1° Tenente BM Marcelo Della Giustina da Silva - Chefe do B3 do 10º BBM