Vida nova: 300 alunos começam formação de Soldados no CBMSC

Passava das sete da manhã quando os primeiros alunos começaram a chegar ao Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar da Capital, na manhã desta segunda-feira 19/03. Dos 300 alunos que começam o curso hoje, em nove cidades do estado, cerca de 60 se apresentam em Florianópolis. A partir de hoje, todos começam uma nova vida, a de militar.

O Engenheiro Civil Willyan Rangel Pamplona de Andrade acordou diferente hoje. Ele se despediu dos dois filhos que ainda dormiam, carregou o carro com o material solicitado para o ingresso no curso e saiu bem cedinho para não se atrasar. Esqueceu de trazer o lençol e outros artigos pessoais que foram solicitados como enxoval para os calouros. Mas, não esqueceu do clima de mudanças e de euforia que deixou em casa entre a família.”Ontem antes de dormir eu disse para meus filhos que ia sair muito cedo. Eles estão orgulhosos de mim. Em ter um pai Bombeiro”. O aluno soldado Andrade, como passará a ser chamado na corporação, disse que vai se empenhar ao máximo para aprender e levar do Centro de Ensino as melhores técnicas para atuar no auxílio e no salvamento das pessoas. “A gente espera nunca precisar do Bombeiro, mas se precisar que eu possa estar la para ajudar,” disse.

Além de duas turmas de formação que acontecem na Capital, os alunos soldados ingressam nos cursos de formação dos Batalhões de Lages, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Curitibanos, Tubarão, Itajaí, Balneário Camboriú, e Blumenau. Para que a formação de todos os alunos fosse padronizada e igualitária, a Diretoria de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, vem atuando há alguns meses de forma sistematizada, para proporcionar o mesmo conteúdo, material didático e carga horária em todas as Unidades de Ensino Fora da Sede. Um curso de padronização entre os instrutores também foi realizado. A formação integral é composta por 29 disciplinas, entre aulas teóricas e práticas, além dos estágios profissionais supervisionados nas áreas de Atividades Técnicas e Operacional. Até o fim de novembro deste ano, os alunos estarão formados. Com isso, o estado terá um reforço de 300 soldados até a Operação Veraneio da próxima temporada.

Beatriz Carrer, 25 anos, formada em Jornalismo na UFSC, passou dois anos e meio estudando para concurso público. Ela lembra que um dia, durante a faculdade, tentou fazer uma foto do Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar para ilustrar uma matéria e que sempre gostou das atividades da corporação. “Acho que são nas adversidades que se formam os maiores vínculos. Por isso vou sair daqui, além de preparada para trabalhar em prol da comunidade, com muitos amigos e uma nova família, a militar”.

Vivência militar e proximidade com a corporação o aluno soldado Thiesen já tem. Desde 2008 ele é Bombeiro Comunitário e atuava de forma voluntária nos quartéis de Santo Amaro da Imperatriz e da Capital. Ele conta que, das inúmeras ocorrências em que atuou auxiliando as equipes de bombeiros militares, uma, em especial, chamou mais atenção. “Era dia dos pais e nós fomos chamados para um acidente cedinho. Um pai de família tombou um caminhão numa curva da rodovia e ficou preso entre as ferragens. Nós passamos a manhã inteira para conseguir resgatá-lo de lá e levá-lo para o hospital.” A partir de hoje, o aluno soldado Thiesen troca de farda, deixa a de Bombeiro Comunitário, para começar a vestir o uniforme militar.

O Capitão BM Ilton Schpil, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, CFAP, do Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar ingressou na corporação como soldado e, para se tornar oficial, também passou por mais um curso de formação. Ele disse que é um grande desafio transformar os profissionais civis que ingressam na corporação em Bombeiros Militares. "Muitos dos alunos que se apresentaram hoje estão tendo o primeiro contato com a vida militar, regida pela hierarquia e disciplina. Nosso desafio no Centro de Ensino é transformar estas pessoas em Bombeiros Militares, aproveitando toda a carga de conhecimento e experiências profissionais que ja somam, em prol de um atendimento de qualidade ao cidadão."

As atividades com os alunos seguem durante o dia de hoje com uma palestra com o Comandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar, na parte da tarde. Nesta terça-feira, os alunos terão um encontro com o comandante-geral Coronel BM João Valerio Borges.  Ao longo da semana, serão intensificadas as aulas teóricas e práticas.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Tiago Moritz- Soldado Bombeiro Militar