Bombeiros que atenderam parto emergencial na enchente são homenageados

Na última terça-feira (27/06) foi entregue em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Mafra, uma Moção de Aplausos ao 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, ao 2º/1ª/9ºBBM - Mafra, a 2ª/9ºBBM - São Bento, ao 2º/2ª/9ºBBM - Rio Negrinho e também aos quatro bombeiros militares que realizaram um parto durante ação de resgate no dia 05 de junho no município de Rio do Sul - SC.

Entre os bombeiros militares que realizaram o parto, estavam Diego Alexandre Barbosa e Alan Giovani Moraes, naturais da cidade de Mafra, mas que atualmente trabalham em Rio Negrinho. O soldado Evandro Carlin, também natural de Mafra, que juntamente com o soldado Cleiton Luis Fuck, natural de Santa Cecília, atuam em São Bento do Sul. O bombeiro comunitário, Leonardo Graciano, natural de Rio do Sul, também auxiliou na ocorrência.

Os bombeiros anteriormente citados integram a Força-Tarefa do 9º BBM (FT-09). Esta, que possui uma estrutura independente, na qual bombeiros de cidades não afetas por desastres podem atuar de forma autossuficiente, auxiliando o efetivo de Municípios atingidos por algum tipo de desastre (enxurradas, enchentes, incêndios florestais, deslizamentos).

Os Vereadores de Mafra, disseram que a moção se justifica pelo empenho da equipe em resgatar a parturiente, Agnes Klann, 23 anos, e a auxiliaram na realização do parto, em meio à chuva, alagamentos e perigos constantes. A equipe teve que atravessar diversas áreas de alagamentos e um rio que estava com cerca de 10 metros acima do nível normal, tiveram ainda, que andar por 40 minutos com a gestante para tentar chegar ao barco, mas o parto acabou ocorrendo no mato, sob frio e chuva. O menino nasceu com 3,550 kg e 49 cm, por volta das 22h no bairro Sumaré, interior do Rio do Sul.

A Moção de Aplausos foi de proposição da Vereadora Cláudia Marias Bus que em conjunto com os demais Vereadores, aplaudem os bombeiros que participaram deste resgate e aos demais bombeiros que integram as corporações do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.