PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (299 palavras)

Urubici realiza resgate de cão em local de difícil acesso


No dia 2 de setembro, quinta-feira, a equipe de plantão do Auto Resgate 87 (AR-87), composta pelo sargento Godinho e pelo soldado Matheus, deslocou até a comunidade do Rio do Tigre, localizada no Município de Rio Rufino, para realizar o resgate de um cachorro da raça urrador. Segundo informações o animal desapareceu no final da tarde do dia 1º e só na manhã do resgate se descobriu que estava no meio de uma ribanceira. No início da tarde, então, foi solicitado auxílio da equipe de plantão para resgatar o cachorro. Ao chegar no local, constatou-se a informação repassada pelo solicitante.

 

1010 urubici

 

A equipe de plantão, então, subiu até o topo do morro a fim de fazer rapel para resgatar o animal. O local era de difícil acesso em virtude do terreno irregular, da inclinação da subida e da mata fechada, sendo necessário abrir acesso na mata com o auxílio de um facão. Foram necessários cerca de 40 minutos para realizar o deslocamento desde a viatura até o local da ancoragem.

 

1010 urubici 1

 

Em cima do morro, foi montado o sistema de ancoragem, utilizando-se cadeirinha de salvamento, mosquetão e freio oito no resgatista, além de ancoragem "backup", para descer a ribanceira de aproximadamente 100 metros de altura e resgatar o animal. Realizado o rapel, encontrou-se o cachorro, que estava a uma altura de aproximadamente 50 metros, sem grandes ferimentos e sem oferecer resistência, descendo em segurança até o solo juntamente com o resgatista. Por fim, destaca-se que a propriedade ficava cerca de 30 km de distância do Grupo Bombeiro Militar de Urubici e a operação durou aproximadamente 3 horas e meia.

 

1010 urubici 2

 

Créditos:
Texto: Soldado Lucas Marcos Lima
Imagens: Divulgação CBMSC/Urubici
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193