Unidades do CBMSC inauguram galeria de homenagens aos veteranos

Acesse o link para a Galeria Veterana

Hoje, 18, é o Dia Estadual do Bombeiro Militar Veterano, instituído pela Lei Estadual 18.080, de 22 de janeiro de 2021. A escolha da data é uma homenagem ao Comandante-Geral de Honra do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel RR Milton Antônio Lazzaris, que faz aniversário neste dia, por ter feito história na liderança da emancipação da corporação. O coronel Lazzaris foi o último Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, enquanto a corporação ainda pertencia à Polícia Militar de Santa Catarina.

1805 Veterano

Como forma de homenagear todos os bombeiros militares veteranos, a partir desta data, todos os quartéis do CBMSC terão uma galeria contendo o nome dos militares que estão na reserva remunerada ou foram reformados. Cada quartel terá a placa daqueles que foram aposentados na unidade. O intuito é reconhecer a inestimável colaboração de cada um dos bombeiros militares que atuaram em prol da sociedade catarinense.

As galerias foram criadas com um padrão, representando tijolos, que simbolizam os esforços dos militares, além das abdicações que auxiliaram na construção da história do CBMSC.

1805 Veterano 1

Solenidade no Quartel do Comando-Geral

Em uma solenidade restrita, respeitando os protocolos sanitários, o Comandante-Geral de Honra esteve no Quartel do Comando-Geral para afixação da placa contendo o nome dele. Esta foi a primeira a ser colocada, seguida da placa do subtenente RR Alexandre Fraga, que se dedicou com seriedade e empenho, portanto foi escolhido para representar as Praças que atuaram neste quartel.

1805 Veterano 2

A solenidade foi presidida pelo Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Ricardo José Steil, que está respondendo pelo Comando-Geral da corporação.

Para mais imagens, acesse o link

Melina Cauduro
Jornalista do Centro de Comunicação Social

Inauguração Galeria de Veteranos em Itajaí

Nesta tarde, 18, foi realizada a Solenidade de Inauguração da Galeria de Veteranos, que contou com a presença dos Veteranos de Itajaí, do coronel Edson Claudio dos Santos e do tenente-coronel Fabiano Bastos das Neves,Comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar.

0906 Itajai Vet

Hoje, cada quartel do Corpo de Bombeiros Militar inaugura a galeria de veteranos, devido ao Dia Estadual do Bombeiro Militar Veterano, que foi instituído pela lei nº 18.080, de 22 de janeiro de 2021. Esta galeria irá compor todos os militares que hoje estão na reserva ou reforma e no seu último serviço na ativa, trabalharam em Itajaí.

0906 Itajai Vet 1

Os Bombeiros foram agraciados com um certificado em agradecimento pela importante colaboração ao CBMSC e uma placa de metal com a data de inclusão e data da ida para a reserva. A todos estes nobres colegas fica o nosso agradecimento e agora seus nomes ficam eternizados em nossa parede como um tijolo que serviu para edificar a instituição que temos hoje.

Muito emocionado, o coronel Edson Claudio dos Santos destinou palavras e continências aos veteranos que não puderam comparecer mas que prestaram serviço.

Texto: Julia de Oliveira
Imagens: Divulgação CBMSC – Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
_________________________________________

Inauguração Galeria de Veteranos em Rio do Sul

No dia 18 de maio, em comemoração ao Dia do Bombeiro Militar Veterano, foram inauguradas por todo o estado, em diversos quartéis do CBMSC, as Galerias de Veteranos, que tem como objetivo homenagear os militares que fizeram história em cada quartel.

0906 Rio do Sul Vet

Os quartéis do 15°BBM também tiveram inauguradas suas galerias. Em Rio do Sul, foram homenageados 29 veteranos, em Ituporanga, foram 03 homenageados, Pouso Redondo 02, Presidente Getúlio 02, e Taió 07. Trombudo Central fará a inauguração de sua galeria juntamente com a inauguração do seu novo quartel.

0906 Rio do Sul Vet 1

Texto: Soldado Kamila de Souza Gonçalves