ÚLTIMO DIA DE SEMINÁRIO PREZA PELA INOVAÇÃO NAS FORÇAS-TAREFA DO CBMSC

Depois de dois dias de palestras, discussões e avaliações no primeiro Seminário de Resposta a Desastres do CBMSC: 10 anos de emprego da Força-Tarefa da corporação, hoje, 14, o dia foi de pensar no futuro.

As equipes se dividiram em oito grupos para analisar temas importantes e trazer uma carta de recomendação de melhorias sobre os seguintes temas:

1. Áreas que deveriam ser incorporadas a Força-Tarefa;
2. Fardamento (calçado, roupa, capacete, alimentação, EPI);
3. Seleção, cursos, manutenção, Teste de Aptidão Física (TAF), Treinamentos;
4. Perfil do Comandante de Força-Tarefa;
5. Ações pós-emprego da Força-Tarefa;
6. Deslocamentos/acionamentos externos;
7. Cinotecnia na Força-Tarefa;

e 8. Identidade da Força-Tarefa.

Esta carta foi recebida pelo presidente da Coordenadoria de Forças-Tarefa, tenente-coronel Walter Parizotto, que analisará as sugestões e entregará ao Comando-Geral para possíveis implementações.

Iniciativa bem recebida pelos participantes

O clima no seminário foi de reforço nas relações de amizade, confraternização, mas principalmente um ambiente participativo. Militares mais experientes e mais novos das FTs aproveitaram as palestras e espaços para um ambiente de colaboração, troca e crescimento.

O 3º sargento Márcio Dirksen, é um dos primeiros integrantes de equipes de Forças-Tarefa do CBMSC. Ele esteve em 2008 na tragédia do Morro do Baú e atua desde o início das FTs em 2011, sendo um dos poucos integrantes que passou por toda esta década. "Foi muito importante este evento, até porque é a primeira vez que todas as equipes se reúnem, gostei muito e acho que foi uma iniciativa positiva para todos", destacou. O sargento Dirksen hoje é integrante do Corpo de Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP) e segue integrante da FT 15, do Batalhão de Rio do Sul.

Já a soldado Aline Rufatto, recém chegada na equipe da FT 10, do Batalhão de São José, destaca a oportunidade de participar de um evento deste tamanho e a importância da troca de experiências nas atuações de grandes ocorrências. "As palestras das missões tiveram uma suma importância para a troca de experiências das operações, aprendizado e motivação para nós que estamos entrando agora. Foi uma oportunidade de apontar as dificuldades, erros e acertos, para que possamos melhorar cada vez mais".

Além disso, a soldado Aline destacou a presença feminina nas equipes, cada vez mais presentes, "achei esse seminário de extrema importância por ser o primeiro e principalmente porque temos bombeiras militares presentes nas equipes. Mulheres que são voluntárias para agregar nas operações e somar esforços, sem diferenças entre os integrantes da corporação por gênero", complementa.

O 1º Seminário de Respostas a Desastres o CBMSC foi uma organização conjunta entre todas as equipes de FTs.

Confira todas as fotos do evento aqui.
Texto: Melina Cauduro – Jornalista do CBMSC
Imagens: Soldado Eduardo Silva DE SOUZA