Tubarão completa 48 anos com novas instalações e entregas

Na manhã desta quarta-feira, 31, ocorreu a solenidade de aniversário do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Tubarão, com a inauguração das novas instalações do quartel sede e entrega de viaturas.

3103 tubarao 4

Por conta da pandemia, a solenidade foi reduzida e transmitida pelo Youtube oficial da corporação.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Charles Alexandre Vieira, do chefe do Estado-Maior-Geral e respondendo pelo Subcomando-Geral, coronel Marcos Aurélio Barcelos, do comandante da 1ª Região Bombeiro Militar, coronel César de Assumpção Nunes, do comandante do 8º BBM, tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo e do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.

Na ocasião foram entregues as seguintes medalhas:

- Medalha de Mérito Bombeiro Militar Categoria Bronze;

- Medalha de Mérito Bombeiro Militar Categoria Prata;

- Medalha de Mérito Bombeiro Militar Categoria Ouro;

- Medalha de Mérito por Tempo de Serviço Categoria Bronze – 10 Anos de Serviço;

- Medalha de Mérito por Tempo de Serviço Categoria Prata – 20 Anos de Serviço;

- Medalha de Mérito de Segurança Contra Incêndio;

- Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza;

- Medalha de Mérito Comunitário.

3103 tubarao 3
Entrega de viatura

Por meio do convênio firmado entre o município de Tubarão e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foram adquiridas duas viaturas Auto Atividades Técnicas, que serão utilizadas no Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico no município de Tubarão. O investimento na aquisição dos dois veículos foi de R$ 94.000,00.

3103 tubarao 1

Inauguração das Novas Instalações do Quartel Sede

A fim de garantir uma prestação de serviços mais eficiente à comunidade de Tubarão e região, o Quartel do 8º Batalhão de Bombeiros Militar contará a partir de hoje com novas instalações. A nova edificação do quartel do 8º BBM possui área de 610 m² e conta com as seguintes estruturas: Centro de Operações do 8º BBM, sala de situação, alojamentos, sala de aula, academia, lavanderia, coordenação da unidade básica do SAMU de Tubarão e subestação com motogerador. Nesta obra foram investidos R$ 1.310.000,00 com recursos oriundos do convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o município de Tubarão.

3103 tubarao 2
Sobre o CBMSC em Tubarão

Em 31 de março de 1973, há exatos 48 anos, foi fundada a Estação de Bombeiros de Tubarão, instalada no mesmo local que está hoje. Contava, à época, com um efetivo de 17 bombeiros militares, que operavam um caminhão de combate a incêndios, com capacidade para 3.500 litros de água, e poucos equipamentos de resgate. No seu primeiro ano de existência, a Estação de Bombeiros de Tubarão – ETB, como era conhecida, atuou em uma das maiores tragédias da história catarinense - a grande enchente de 1974, que vitimou centenas de pessoas na cidade de Tubarão, atingindo também este Quartel de Bombeiros, que teve suas instalações inundadas pelas cheias decorrentes das fortes chuvas.

Ao longo desses 48 anos de história, a estação de bombeiros de Tubarão se desenvolveu, mudou sua organização e ampliou sua estrutura e atuação para os municípios da AMUREL, Garopaba, Orleans e Lauro Müller, através de 13 Organizações de Bombeiro Militar subordinadas.

No ano de 2008 foi elevada à Unidade Militar, passando a ser denominada de 8º Batalhão de Bombeiros Militar. Atualmente, são 205 Bombeiros Militares, 300 Bombeiros Comunitários, 38 Bombeiros Civis Profissionais e 270 Guarda-vidas Civis que prestam serviços de prevenção e salvamento de forma ininterrupta à sociedade. Essa estrutura conta ainda com os convênios municipais para atuação conjunta em Defesa Civil e SAMU.

Texto: Soldado Alesanco Neves de Farias
Fotos: Divulgação/CBMSC