PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (360 palavras)

Treinamento de busca terrestre é realizado em Rio Negrinho

Ocorreu neste último final de semana (02 e 03/12) um treinamento de busca terrestre, com aproximadamente 24 horas de duração, desde o acionamento  das equipes até à mobilização. A ação partiu do quartel do Bombeiro Militar de Rio Negrinho, onde os participantes iniciaram o deslocamento a pé até as proximidades da fazenda Evaristo, interior do município. No deslocamento os envolvidos tiveram que transportar duas vítimas em macas distintas até o ponto que seria realizada a operação de fato.

 

 

O objetivo era tomar conhecimento do quanto esse tipo de ocorrência pode ser exaustiva. Durante a instrução, já no local previsto, os participantes tiveram a oportunidade de atuar efetivamente, utilizando os procedimentos de GPS, cartas topográficas e bússola para orientação/locomoção na mata, os quais até então haviam recebido instruções teóricas e oficinas práticas em ambiente moderado.

 

 

Também foi executada a descida em uma cachoeira da região, recentemente foi realizado treinamento de salvamento em altura pela Organização de Bombeiros Militar, assim como uma tirolesa para resgate de vítimas em condições que haja essa necessidade. O destaque da operação foi a realização de um simulado de resgate a uma pessoa perdida. As equipes de busca tiveram que se deslocar pela mata durante a noite, através de informações e coordenadas obtidas, concluindo a operação com êxito.

 

 

Ao final da operação, os participantes realizaram o retorno novamente a pé, até o quartel para realização de um feedback sobre tudo que foi abordado no treinamento.

O propósito da instrução foi a capacitação continuada dos integrantes do quartel, que estão cada vez mais preparados para atuar em qualquer tipo de emergência, realizando um serviço qualificado e eficiente para toda sociedade. Tendo em vista que também atuam em uma região onde não é incomum esse tipo de ocorrência, pois conta com uma ampla área de vegetação.

 

 

Dessa forma parabenizamos a todos os participantes pela determinação e superação. Bem como aqueles que auxiliaram em cada detalhe para o acontecimento dessa instrução sem alterações, sendo fundamentalmente notável a organização e iniciativa tomada pelo Cabo BM Schroeder e Bombeiro Comunitário Sidnei.

 

 

Créditos: Soldado BM Augusto Nicanor Vellasques - B5 do 2º/2ª/9ºBBM

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193