Treinamento de busca, resgate e salvamento com cães é realizado em Itajaí

O 7º Batalhão Bombeiro Militar recebeu entre os dias 20 e 24 de maio os novos cinotécnicos formados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, realizando na cidade de Itajaí. O quartel foi escolhido para promover o treinamento para Cães e Condutores de Cães de Busca, Resgate e Salvamento do (CBMSC). Os Bombeiros vivenciaram experiências em inúmeras situações recorrentes na vida dos profissionais que atuam nesta atividade. Participaram das atividades Bombeiros Militares do 3º, 4º, 5º e 10º Batalhão.

24 05 TreinoCaes

Durante o treinamento, os participantes trabalharam para o condicionamento dos cães em buscas urbanas e rurais, além de aprofundarem seus conhecimentos na prática de obediência e destreza e aperfeiçoar funções como figurantes. Todas as atividades foram realizadas com alegria, amor e dedicação aos nossos "irmãos de quatro patas", que fazem tudo de maneira lúdica e divertida, pois, para os cães, o treinamento é uma brincadeira.

No CBMSC, o Militar deve cumprir 300 horas de estágios operacionais, após concluir o curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. Desta forma, o condutor pode colocar em prática conhecimentos em saúde canina, treinamentos, ocorrências e rotinas diárias, além de ser certificado nos cursos de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Busca Terrestre e Intervenção em Áreas Deslizadas.

24 05 TreinoCaes2

Durante a aula, os Militares também puderam contribuir para a formação e treinamento dos Cães Zaara (3ºBBM) conduzida pelo Cabo BM De Souza, para futuras operações de busca e prova de certificação que ocorrerá no mês de julho, em Três Barras. O cão Marley (7ºBBM) conduzido pelo Soldado BM Valdeley, também esteve presente, preparando-se para a mesma avaliação. Nos próximos dias, será confirmada mais uma edição de treinamento com uma semana de duração, no qual um dos bombeiros de Rio do Sul realizará seu estágio operacional.

A equipe encerrou o treinamento com a gratificante experiência de conhecer algumas sessões de Terapia Assistida por Cães, realizadas na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itajaí, onde foram recebidos por toda a equipe institucional da escola. A visita proporcionou o conhecimento do projeto que beneficia alunos nas áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição e educação escolar.

24 05 TreinoCaes3

Participaram do Evento: