TRAGÉDIA EM BLUMENAU: GOVERNO DO ESTADO MOBILIZA ESTRUTURAS DE SEGURANÇA PARA RESPOSTA AO CRIME E ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se deslocou de Florianópolis para Blumenau assim que foi informado sobre o ataque a uma creche que resultou na morte de quatro crianças, duas de 4 anos, uma de 5 e uma de 7 anos, na manhã desta quarta-feira, 5. "É um momento de muita dor para Santa Catarina, para o Brasil. Suspendemos as aulas da rede estadual no município hoje e amanhã, agora estamos aqui para prestar solidariedade, estamos em um momento triste para a sociedade. Todas as nossas forças de segurança estão em Blumenau, pedimos calma, cuidado com as informações na rede social. É momento de entender, agir, colocar a cabeça para funcionar. Só quem passa por uma dor dessa pode saber o tamanho dessa tragédia."

Outras vítimas do atentado foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e encaminhadas aos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel e estão sendo acompanhadas. São cinco crianças que se encontram em situação estável e sem risco de morte. O autor dos fatos se entregou na guarda do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sendo preso e encaminhado à delegacia de Polícia Civil para providências. O fato trata-se de um caso isolado e está sob investigação.

O Governo do Estado cancelou nesta quarta-feira, 5, e quinta, 6, as aulas da rede estadual na cidade de Blumenau e declarou luto oficial de três dias pelo assassinato das quatro crianças que estavam na creche Cantinho Bom Pastor.

"A educação catarinense e brasileira está em luto e neste momento nos solidarizamos com todas as famílias e a comunidade em geral. Por ordem do governador, determinamos cuidado e prevenção nas escolas e estamos em diálogo com outras entidades para aumentar a segurança nas escolas. Entendemos que o trabalho em regime de colaboração também é importante para a segurança", afirmou Patrícia Lueders, secretária adjunta de Estado da Educação.

Atuando em conjunto com o município, os gestores das unidades escolares de Blumenau participarão de reunião com a prefeitura na quinta-feira, 6, sobre o andamento do retorno às aulas na cidade, na próxima segunda-feira.

Coletiva de imprensa

Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta, com as forças de Segurança do Estado, o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, disse que o Governo do Estado criou na última semana um grupo de trabalho integrado por equipes das polícias Civil, Científica, e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, secretarias de Assistência Social, da Saúde e da Educação.

Também participaram da coletiva o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, delegados da Divisão de Investigação Criminal de Blumenau, Rodrigo Raitez e Ronnie Esteves. Em nome do CBMSC participou o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Blumenau, tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo.

Texto: Secretaria de Estado da Comunicação
Imagens: Divulgação CBMSC e Eduardo Valente/SECOM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.