Terminam as provas do Desafio Catarinense de Resgate Veicular

Terminaram há pouco, no Centro de Eventos e Promoções em Joaçaba as provas de resgate do Segundo Desafio Catarinense de Resgate Veicular. A estrutura já começou a ser desmobilizada.  As equipes vencedoras somente serão conhecidas no fim do dia, num jantar de confraternização. Enquanto isso, as notas estão sendo contabilizadas dentro do Auto Posto de Comando- APC, estacionado ao lado do evento.

O Tenente Coronel Marcos Alves da Silva, comandante do 11Batalhão de Bombeiros Militar em Joaçaba que, pelo segundo ano consecutivo, foi responsável por organizar o evento na cidade, disse que o Desafio Catarinense de Resgate Veicular supriu as expectativas e cumpriu seu papel: O de propagar a doutrina do resgate e fomentar a iniciativa do treinamento constante entre os Bombeiros do estado. “Desde que organizamos o primeiro evento, ano passado, percebemos o quanto os Bombeiros vêm se aprimorando nas técnicas empregadas nos resgates. Isso reflete positivamente, tanto no preparo técnico dentro dos quartéis de Joaçaba, como em todo estado. Pois, o espírito de competição gera a necessidade de aprimoramento constante”, explicou.

Para realizar as manobras de resgate, os Bombeiros utilizam as ferramentas hidráulicas e elétricas que possibilitam o desencarceramento das vítimas. Nas ocorrências reais, as guarnições montam um palco de ferramentas e montam uma estratégia para acessar a vítima e retirá-la das ferragens com o máximo de cautela e adotando os procedimentos de segurança e de socorro necessários para estabilização da vida e segurança das equipes de Bombeiros. “Aqui nas provas, o palco de ferramentas já esta montado por uma questão de tempo. Mas, todas as ferramentas que estão disponíveis aqui são as de uso profissional nos caminhões de resgate”, explica o Tenente Bruno Lazzarin, coordenador do evento.

Ele também explica que há um interesse comercial das empresas que disponibilizam o ferramental para as provas. O que também acaba contribuindo para melhoria tecnológica dos próprios equipamentos. “Durante as competições, os representantes observam o uso operacional das ferramentas que disponibilizam no mercado e o contato direto com os Bombeiros, por vezes, trazem melhorias nos equipamentos, que tendem a ficar mais leves ou serem mais adaptados às atividades”.

O segundo Desafio Catarinense de Resgate Veicular termina neste sábado às 19h com um jantar entre os competidores. Os vencedores de cada categoria serão anunciados somente no fim do evento.

Acompanhe-nos em nossas redes sociais:

Facebook: @CBMSC

Instagram: cbmscoficial

Titter: C_B_M_S_C

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Soldado BM- Jackson Jacques

Corpo de Bombeiros Militar.