Segundo a Agência Brasil previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) é que, até 2030, a demanda por água no mundo aumente em 50%. Ao mesmo tempo, mais de 80% do esgoto produzido pelas pessoas volta à natureza sem ser tratado. Diante desse cenário, neste Dia Mundial da Água, lembrado hoje (22/03), a organização mobiliza governos, setores privados e sociedade civil contra o desperdício, por melhoria nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e pelo reaproveitamento máximo das águas residuais urbanas.
Diante desse cenário, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau apresenta à comunidade blumenauense, o sistema de captação de águas pluviais, executado em dois aquartelamentos da unidade em Blumenau, com o objetivo de utilizar esse recurso natural no abastecimento dos caminhões de combate a incêndios, bem como para outras finalidades.
Atualmente os abastecimentos dos caminhões são feitos com água tratada (da rede/SAMAE).
Estatísticas apontam, em média, o atendimento de 08 a 10 incêndios por mês, sendo que em cada incêndio o gasto médio é de aproximadamente 3.500 litros, totalizando 42 mil litros de água anualmente somente para combate a incêndios.
O sistema prevê o direcionamento da água da chuva coletada pela calha central das edificações para recipientes adequados a seu armazenamento. A área de captação é abrangente e a intenção é captar e armazenar 17.500 litros de água no quartel central e 10.000 litros no posto avançado das Itoupavas.
O sistema do quartel central foi executado com recursos da Justiça Federal, captados através de Projeto desenvolvido pelo 3º BBM.
“Estamos buscando cumprir nossa missão constitucional de forma a preservar e auxiliar na manutenção dos recursos naturais. A utilização da água da chuva para extinção de incêndios em substituição a água tratada, proporciona nossa adequação aos programas do uso racional deste importante recurso natural”, diz o comandante do 3º Batalhão, Tenente Coronel José Gamba Júnior.
Créditos: Subtenente BM Evandro Mello do Amaral