Solenidades promovem Bombeiros Militares pelo Estado

A última semana foi de comemorações para o Corpo de Bombeiros Militar. Além da comemoração dos 15 anos da emancipação administrativa, os militares também comemoram as promoções na carreira e entrega de medalhas e moções a personalidades que se destacaram na parceria com a instituição.

Batalhões do Oeste e Extremo Oeste:

Em alguns quartéis do Oeste e Extremo Oeste catarinense, as promoções e formaturas foram realizadas em conjunto. O 6º BBM com sede em Chapecó, o 12º BBM com sede em São Miguel do Oeste e o 14º BBM com sede em Xanxerê, se reuniram na quarta-feira (13/06) para a Solenidade de Promoção de Oficias e Praças e entrega de Medalhas, ocorrida em Chapecó.

No total, quatro Oficiais e uma Praça foram promovidos. As promoções têm grande valor para a instituição e para cada Bombeiro, pois permite atingirem postos e graduações indispensáveis ao sucesso profissional.

Durante o evento, personalidades locais receberam o título honorífico Amigo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A honraria visa destacar as pessoas que contribuíram para melhoria do atendimento prestado ao cidadão ou por terem, de alguma forma, se empenhado na atuação em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar.

Ao final das celebrações, mesmo com os termômetros marcando 8ºC, os promovidos encararam com alegria e entusiasmo o tradicional banho de batismo, realizado em comemorações na instituição.

Relação dos Promovidos

Ao posto de Major:

Capitão BM Marco Antônio Eidt
Capitão BM André Luiz Grigulo

Ao posto de 1° Tenente BM:

2° Tenente BM Fillipi Thiago Pamplona
2° Tenente BM Marco Aurélio Lino Massarani

Ao posto de 3° Sargento BM:

Cabo BM Pedro Ademir Voltolini

Relação dos agraciados com medalhas:

Medalha Bronze 10 Anos De Efetivo Serviço: 2° Tenente BM Ramon Phillipy Coelho

Medalha bronze Mérito Em Reconhecimento: 1° Tenente BM Cristiano Brandão e Soldado BM Cassiano Devilla

Medalha prata por 20 anos de efetivo serviço: Cabo BM Pedro Ademir Voltolini

Medalha prata Mérito em Reconhecimento: Capitão BM Marco Antônio Eidt e 3° Sargento BM Sérgio Kophal

Medalha Mérito Comunitário: 1° Sargento BM Atílio Michatowske, 3° Sargento BM Ítalo José Nunes Malvessi, 3° Sargento BM Evandro Pedrotti, 3° Sargento BM Vilson Antônio Zamboni, Sr. Leonir José Schwartz e Sr. Reginaldo Orlando

Medalha Mérito APH: Cabo BM Anderson Da Silva Gheller, Soldado BM Djonka Miglioretto e Soldado BM André Carlos Galiazzi.

Também no dia 13 de junho, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste realizou a solenidade de promoção de Bombeiro Militar, com entrega de honrarias e formação do Curso Básico de Atendimento a Emergências – CBAE das turmas 2017 e 2018, na Câmara de Vereadores do município.

Além dos alunos do CBAE, foram formados ao total 59 novos Agentes Comunitários de Proteção Civil Nível I e Brigadistas Voluntários. O curso tem aproximadamente dois meses de duração e 40 horas/aula assistidas, com disciplinas que contemplam conhecimentos de primeiros socorros, sistemas preventivos e noções de extinção de incêndios, noções de percepção e gestão de riscos, e atuação inicial em acidentes.

Os Bombeiros Militares, Comunitários e autoridades civis foram condecorados com a entrega de medalhas e honrarias em reconhecimento ao serviço e apoio prestado à Corporação, sendo uma forma de reconhecer a dedicação e o comprometimento com que atuam para com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Quartel de Fraiburgo

No Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, em Fraiburgo, uma solenidade também serviu para promover os Bombeiros Militares e para formar Bombeiros Mirins, e Comunitários. Na ocasião, também aconteceu entrega de medalhas e de honrarias a personalidades que se destacaram na realização de serviços em conjunto com a instituição.

Também aconteceu a entrega de materiais e equipamentos.

Na cerimônia, 11 novos Bombeiros Comunitários foram certificados após concluírem o Curso Avançado de Atendimento a Emergências – CAAE. Também foi realizada a entrega de medalhas aos Bombeiros Militares de Fraiburgo e de outros Quartéis da Companhia de Videira, sendo: Medalhas de Mérito por Tempo de Serviço Categoria Bronze, Medalha de Mérito Bombeiro Militar, Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza (Salvamento Aquático), Medalha de Mérito Atendimento Pré-hospitalar e Medalha de Mérito da Segurança Contra Incêndios.

Além disso, as guarnições de Bombeiros Militares que atuam no quartel de Fraiburgo também receberam um novo caminhão tanque. A viatura será usada para combate a incêndio. Com capacidade de 7 mil litros de água e mais mil litros de líquido gerador de espuma (LGE), o caminhão também tem novas tecnologias para melhor controle das chamas, como um canhão de combate a incêndio controlado por joystick de dentro da cabine do caminhão.

Os Militares também receberam materiais para operações de mergulho, adquiridos através da apresentação do projeto à Procuradoria Regional do Trabalho de Joaçaba, pela Associação Comunitária de Bombeiros de Fraiburgo.

Durante o evento, foi realizada a Formatura da 2ª turma de Bombeiros Mirins de Fraiburgo, a Promoção de Bombeiros Comunitários e entrega de títuolo honorífico Amigo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina”.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina deseja sucesso e felicidades a todos os formandos do CBAE, homenageados e condecorados!

Créditos: Oeste: 3° Sargento BM Ewerton Luiz Oliveira - B5 do 6º BBM. São Miguel do Oeste: B5 do 12º BBM. Fraiburgo: Texto: 2º Tenente BM Rafael Manoel José – Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo. Fotos: Soldado BM Éverton Kleinübing Käfer