O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou uma solenidade especial no quartel de São Bento do Sul, sede da 2ª Companhia do 9º Batalhão. O evento reuniu autoridades civis e militares, familiares e convidados para celebrar os 99 anos da corporação — celebrados oficialmente em 26 de setembro — e marcar importantes conquistas para a região. A solenidade foi realizada na sexta-feira, 12.
A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, que foi recebido pelo comandante da 2ª Região Bombeiro Militar, tenente-coronel Marco Antônio Eidt e pelo comandante da 2ª Companhia, major Fabiano Cezar Galeazzi.
Entre os destaques do evento, esteve a entrega de medalhas de mérito e tempo de serviço a bombeiros militares que se destacaram pelo profissionalismo, dedicação e contribuições relevantes nas áreas de Segurança contra Incêndio, Salvamento Aquático e Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Também foram promovidos 12 bombeiros comunitários, que receberam suas novas divisas acompanhados de familiares, simbolizando o reconhecimento ao empenho e à importância do trabalho voluntário dentro da corporação.
Na ocasião, o prefeito de São Bento do Sul, Antônio Joaquim Tomazini Filho, foi agraciado com o título "Amigo do Bombeiro", honraria concedida a civis que contribuem de forma significativa para o fortalecimento moral e material da instituição.
Outro momento marcante foi a entrega de viaturas e equipamentos: uma viatura de transporte de pessoal, duas novas ambulâncias de socorro de urgência e modernos materiais para combate a incêndios e resgate em estruturas colapsadas. O investimento total ultrapassou R$ 1 milhão, fruto de parceria entre o CBMSC, o município e o Fundo Estadual de Segurança Pública.
Durante os pronunciamentos, as autoridades ressaltaram a importância do fortalecimento da estrutura de atendimento em São Bento do Sul e destacaram o legado quase centenário do CBMSC, que completa 99 anos em setembro de 2025.