SOLENIDADE MARCA AULA INAUGURAL DO CURSO DE BOMBEIRO COMUNITÁRIO EM GASPAR

Na noite do dia 16, foi realizada, na Prefeitura Municipal de Gaspar, uma solenidade que marcou o início das aulas do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) na cidade. O curso terá duração de aproximadamente 6 meses e inicia suas atividades com 30 alunos. Estiveram presentes autoridades locais, alunos do curso, familiares e convidados civis de diversas esferas da sociedade gasparense.

A solenidade foi presidida pelo tenente Levi Garcia Ribeiro, Comandante da Organização Bombeiro Militar (OBM) de Gaspar. Junto à mesa de honra, contamos com a presença do Marcelo Souza Brick, vice-prefeito da cidade de Gaspar, Zilma Mônica Sansão Benevenuti, vereadora, representando a Câmara de Vereadores e Ana Janaína Medeiros de Souza, superintendente da Defesa Civil de Gaspar. O ato contou com uma breve apresentação das atividades exercidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), seguida por uma explanação sobre o Programa Bombeiro Comunitário no âmbito estadual e municipal, finalizando com a abertura da primeira aula da nova turma, a qual foi composta por uma palestra apresentada pelo subtenente Evandro Mello do Amaral, ex-comandante da OBM de Gaspar e uma apresentação ao curso ministrada pelo soldado Dyell Orelo, coordenador do CBC.

O Programa Bombeiro Comunitário tem por objetivo a formação de pessoas da comunidade para atuarem voluntariamente como agentes de prevenção de acidentes e referências locais frente a necessidade de coordenação diante de algum imprevisto. O Bombeiro Comunitário é capacitado para auxiliar, de forma voluntária, as equipes de plantão do CBMSC nas atividades operacionais, bem como na propagação da cultura de prevenção à comunidade através dos programas comunitários como um todo.

Para se tornar bombeiro comunitário, os candidatos passam por um processo seletivo rigoroso que visa selecionar pessoas com interesses e aptidões compatíveis com os valores da instituição. Neste ano, a seleção foi iniciada pelo Curso Básico de Atendimento a Emergência (CBAE), de caráter EAD e aberto a toda população. Na sequência, os candidatos que concluíram a etapa anterior foram convocados para realizar o Treinamento Básico de Atendimento a Emergências (TBAE), de caráter presencial, com o objetivo de verificar e validar os conhecimentos através de oficinas e avaliações. Finalmente, aqueles que foram aprovados no treinamento e realizaram a inscrição para o CBC, passaram por uma etapa final de seleção composta por exames de saúde, testes de aptidão física e entrega de documentos. Ao fim, os melhores colocados, preencheram as vagas disponíveis para esse ano e iniciaram as aulas nesta segunda-feira.

As aulas do curso serão ministradas pelo próprios bombeiros militares da corporação, os quais, seguindo material didático padronizado para todo o estado, exibirão os conteúdos referentes aos diversos serviços prestados à população e a rotina militar, como atendimento pré-hospitalar, ordem unida, disciplina e hierarquia, combate a incêndio, resgates diversos, entre outros. Ao fim do curso, os alunos passarão por um período de estágio probatório e, se aprovados, poderão atuar de maneira conjunta com as guarnições de serviço, auxiliando no atendimento das ocorrências.

De acordo com o tenente Levi: "A solenidade realizada cumpriu o seu objetivo de apresentar aos alunos o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, suas áreas de atuação e os programas comunitários, bem como divulgar para a sociedade gasparense o início do novo Curso de Bombeiros Comunitários, um programa desenvolvido pela corporação que visa a construção de uma comunidade mais segura".

O CBMSC deseja aos novos alunos que aproveitem ao máximo o período do curso, buscando crescer profissionalmente e como cidadãos, sempre com o objetivo nobre de auxiliar o atendimento à comunidade nos momentos de necessidade.

Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar