PESQUISAR

Blog de Notícias

6 minutos para leitura (1204 palavras)

SOLENIDADE DE PASSAGEM DE COMANDO EM SÃO JOSÉ

Na tarde de segunda-feira, 27, o 10º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São José, realizou a solenidade de passagem de comando, entrega de medalhas, entrega de diplomas amigo do bombeiro, além da entrega de viaturas e equipamentos.

O evento contou com a participação do Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Coronel Hilton Zeferino. 



Entrega de Título Honorífico Amigo do Bombeiro

O Corpo de Bombeiros Militar De Santa Catarina instituiu o título de Amigo do Bombeiro com a finalidade de distinguir pessoas físicas e jurídicas, que com o passar do tempo tem demonstrado apreço e amizade pela instituição, não medindo esforços em colaborar e auxiliar nos pleitos abraçados pela corporação. As personalidades agraciadas com essa honraria são dignas do nosso maior respeito e do nosso melhor agradecimento.

Nesta solenidade receberam os diplomas:

- Orvino Coelho de Ávila, Prefeito do município de São José, que tem sido um grande apoiador do CBMSC no município, incentivando e colaborando para a aquisição de equipamentos e expansão do serviço no município;

- Michel da Silva Schlemper, Vice-prefeito do município de São José, parceiro de longa data do CBMSC. Desde o tempo em que foi presidente da Câmara de Vereadores, e agora na Prefeitura Municipal tem contribuído sobremaneira para o bom andamento do serviço do Corpo de Bombeiros no município;

- Deputado Federal Hélio Francisco da Costa, que demonstrou grande interesse pelas demandas que a corporação possui para modernizar suas viaturas de atendimento a emergências. Por meio de uma emenda parlamentar, disponibilizou recursos que permitiram ao quartel de São José adquirir uma das mais modernas e tecnológicas viaturas de combate a incêndios do Brasil, servindo de referência para a confecção de novas viaturas, tanto a nível estadual quanto a nível federal;

- Deputado Estadual Sérgio Motta Ribeiro, que contribuiu sobremaneira para a modernização da frota de viaturas do CBMSC em São José. Por meio de uma emenda parlamentar, disponibilizou recursos para a aquisição de uma viatura auto socorro de urgência (ASU), que irá realizar o atendimento pré-hospitalar no município, bem como em outros municípios da região, aumentando assim a qualidade do serviço para a população;

- Cristina de Sousa, ex-vereadora do município de São José e Presidente do Instituto Ressignificar Vidas, que é parceira de longa data do CBMSC. Enquanto vereadora de São José, esteve à frente de diversas demandas envolvendo as bombeiras militares e comunitárias que atuam no batalhão, valorizando a presença feminina na corporação. Ainda foi pioneira na implantação de um curso de linguagem brasileira de sinais-libras, que foi ministrado para os integrantes do CBMSC nas dependências do quartel de São José. 



Entrega de medalhas

Nesta oportunidade foram entregues medalhas de Cruz de Bravura. A medalha Cruz de Bravura é concedida a pessoas como forma de reconhecimento por terem agido com coragem e audácia incomuns, que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representem feitos indispensáveis ou úteis às ações de bombeiro militar, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo deles emanados.
Receberam a medalha cruz de bravura:

- Subtenente Vílson Olímpio de Espíndola
- 2º Sargento Uitajuci Dias da Costa
- 2º Sargento Reinaldo Barbosa Sabino
- 2º Sargento Evandro Dilmar Botelho
- 3º Sargento Gabriela Kassandra Luiz Colossi



Entrega de equipamentos

A prefeitura de São José, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar, a fim de proporcionar maior agilidade e eficiência no atendimento das ocorrências, maior segurança aos profissionais, conforto das guarnições e ofertar um serviço de excelência para a comunidade josefense, adquiriram um canhão monitor para combate a incêndios, esguichos, divisores, bombas costais, lanternas de ângulo reto e luz de cena, além de materiais administrativos como computadores e servidores, equipamentos que serão utilizados nas atividades de combate a incêndios e administrativas realizadas pelos bombeiros de São José.

O investimento total para a aquisição foi de R$ 148.088,00 (cento e quarenta e oito mil e oitenta e oito reais), oriundos do convênio entre prefeitura de São José e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio das taxas do Serviço de Segurança Contra Incêndio (SSCI). 



Entrega de viatura

Em ocorrências de incêndio, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina precisa contar com a experiências de seus profissionais para realizar as ações de combate com agilidade e eficiência, aumentando assim a qualidade do atendimento. Porém, tão importante quanto a qualidade dos profissionais, é fornecer equipamentos e viaturas que possibilitem que os bombeiros atuem de forma eficaz e segura. Por este motivo, o Corpo de Bombeiros Militar adquiriu um veículo Mercedes Atego 1729, do tipo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR).


Entrega de homenagem

Tal ato representa o reconhecimento a dois dos principais responsáveis pela aquisição da viatura entregue.

O Cabo Denys, Bombeiro Militar que é referência nacional em viaturas de bombeiros, que utilizando de seu conhecimento e sua experiência dedicou grande esforço para que a viatura atingisse um padrão de excelência dentro do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, servindo inclusive como referência para a aquisição de outras viaturas no estado;

O Deputado Federal Hélio Costa, que por meio de uma emenda parlamentar destinou os recursos necessários para aquisição da mesma.



Passagem de comando

O Tenente-coronel Davi Pereira de Souza assumiu o cargo de comandante do 10º Batalhão, que estava ocupado há 46 meses pelo Tenente-coronel Christiano Cardoso, que agora deixa o cargo e passará a desempenhar suas atividades no Ministério Público, através de um convênio firmado com o CBMSC.

Após a passagem do cargo, houve revista à tropa do novo comandante, acompanhada do comandante substituído. 



O Tenente-coronel Cardoso recebeu uma homenagem pelo tempo em que se dedicou ao batalhão e também terá uma foto na galeria de ex-comandantes do Batalhão. 



Sobre o Tenente-coronel Davi

Ingressou no CBMSC em 26 de julho de 2005, tornou-se aspirante a Oficial em 18 de julho de 2008. Realizou o Curso de Comando e Estado-Maior em 2017.

Na carreira, comandou a 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, sediada em Lages. Comandou também a 3ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, sediada em Rio do Sul. Além disso, foi Sub-comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar.

Nestes últimos dois anos, chefiou a Assessoria Especial de Integração de Serviços Auxiliares (AISA), setor da corporação responsável pela gestão dos programas e projetos sociais desenvolvidos pelo CBMSC.

É Tecnólogo em Gestão de Emergências, pela Univali. Bacharel em Direito, pela UNIDAVI. Pós Graduado em Administração e Gestão Pública, pela FURB. Pós Graduado em Administração em Segurança Pública com ênfase em atividade de Bombeiro Militar, pela UDESC/ESAG.



Confira todas as imagens da solenidade clicando aqui.


Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Cabo Jackson FRANÇA / Soldado Eduardo Silva DE SOUZA / estagiário Fabricio Nobre Reck
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193