SOLENIDADE DE FORMATURA DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS E ENTREGA DE VIATURAS EM FLORIANÓPOLIS

Na última quarta-feira, 17, às 17h, aconteceu em Florianópolis, no quartel do bairro Rio Tavares, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Bombeiros Comunitários (CBC) e entrega de novas viaturas.

O evento contou com a presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, do secretário de Segurança Pública do estado de Santa Catarina, Paulo Cezar Ramos, do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, do vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Roberto Katumi Oda, do comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM), tenente-coronel Daniel Gevaerd Muller, do subcomandante, major Fernando Ireno Vieira, além de demais autoridades, convidados e da banda de música do CBMSC.

Formatura do Curso de Formação de Bombeiro Comunitário

Todos os anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) capacita pessoas da comunidade para atuar como bombeiros comunitários (BCs) em todo o estado. Sob a monitoria do soldado Thiago Thiesen de Souza, essa foi a segunda turma de BCs do ano de 2022 em Florianópolis, da qual se formaram 15 novos bravos guerreiros, que, durante as 141 horas teórico-práticas do curso e mais 240 horas de estágios operacionais nas viaturas do CBMSC, passaram por grandes desafios, árduas provas, enfrentaram o fogo, o frio, a chuva, o calor e outras situações adversas para alcançarem este objetivo.

Com destaque ao primeiro colocado, o bombeiro comunitário Kaoã Math Barbosa, que obteve a primeira colocação com média geral de 9,48.

Com a formatura dessa nova turma, o CBMSC em Florianópolis passa a contar com um reforço significativo de bombeiros comunitários em apoio aos projetos sociais e às guarnições de serviço da unidade.

Entrega de viatura

As características do município de Florianópolis tornam a realidade do CBMSC mais desafiadora. São sete quartéis de bombeiros em um só município, dando uma amplitude significativa na gestão do serviço.

Considerando o aumento populacional e, por consequência, a demanda operacional das unidades de bombeiros, surge a necessidade de melhoria na frota para proporcionar ainda mais segurança pública ao cidadão. Por esse motivo, o 1º BBM, em parceria com a Câmara de Vereadores de Florianópolis, representada pelo seu ex-presidente, Roberto Katumi Oda, viabilizou através do duodécimo municipal do ano de 2022, a aquisição de um caminhão de combate a incêndio, tipo Auto-Bomba Tanque e Resgate - ABTR, no valor de R$ 1.493.206,75, e de uma ambulância, tipo auto socorro de urgência - ASU, marca Ford Transit, 100% equipada para atender as mais diversas ocorrências na região sul da cidade de Florianópolis, para a qual foi investido o valor de R$ 481.150,00.

Também nesta oportunidade, foram entregues seis veículos administrativos tipo hatch, Renault Kwid 1.0, que servirão para otimizar, ampliar e potencializar sobremaneira o serviço de segurança contra incêndio na capital do estado, além de um veículo tipo furgão, Citroen Jumpy, para gestão da logística das atividades preventivas realizadas pelo CBMSC nas praias de Florianópolis, representando um investimento da ordem de R$ 719.000,00, oriundo do convênio municipal.

Texto: soldado Thiago Thiesende Souza
Imagens: CCS, bombeiras comunitárias Rita de Cássia Carreira e Izabela Adriano de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.