PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (727 palavras)

SOLENIDADE DE COMEMORAÇÃO AOS 21 ANOS DO CBMSC EM GASPAR

Durante a noite de quarta-feira, 26, aconteceu na Câmara de Vereadores do município de Gaspar, a formatura alusiva aos 21 anos de instalação do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) na cidade.  

A cerimônia iniciou com a montagem da mesa de autoridades, que contou como presidente o major Marcus Vinicius Abre, subcomandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), e com ele também compuseram a mesa, o presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Ciro André Quintino, o comandante do quartel de Gaspar, tenente Levi Garcia Ribeiro e o vereador Cleverson Ferreira dos Santos, hoje Secretário de Agricultura e Aquicultura, representando o prefeito municipal Kleber Edson Wan-Dall, além de outras autoridades.



A cerimônia iniciou com a apresentação da história da unidade bombeiril, como também a exibição do vídeo institucional do 3º BBM. Após esta abertura, deu-se início aos atos previstos. No primeiro momento, foi chamado o sargento Volnei Camargo de Oliveira, para receber uma homenagem, a réplica emoldurada do machado de arrombamento, na qual o comandante do quartel proferiu um elogio ao homenageado agradecendo e tornando público tudo que o mesmo fez e dedicou boa parte de sua história para o quartel do bombeiros de Gaspar. 



Em um segundo momento, foi entregue o diploma de Título Honorífico de Amigo do CBMSC, que serve para distinguir pessoas físicas e jurídicas e que demonstram apreço e amizade pela instituição, ao diretor geral administrativo da Secretaria de Educação de gaspar, Antonio Merces da Silva, e ao Secretário Municipal de Educação de Gaspar, Emerson Antunes. Esses que sempre se mostram prontos a ajudar e a tornar um laço estreito entre a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar em todas as atividades que vem desenvolvendo no município. 

O terceiro ato, que também foi realizado na noite, foi a homenagem para o soldado Hilberto Speck Neto, que deixou o quartel de Gaspar para trabalhar na sede do 3º BBM, no setor de Segurança Contra Incêndio (SSCI). Juntamente a isto, o quartel também se despediu de duas bombeiras comunitárias, Maiara Franz e Bianca Cappelletto, que ingressarão nas fileiras da corporação no Curso de Formação de Praças (CFP), o qual se inicia no dia 07 de agosto corrente ano. 



O quartel perde duas excelentes profissionais, mas a corporação ganha duas novas soldados que com certeza acrescentaram muito à corporação. Nas palavras do comandante do quartel de Gaspar "Vá e vença, é nas dificuldades que encontramos as superações, pois é no fogo bem mais forte que se forja o aço bom".

Para se tornar bombeiro comunitário, os candidatos passam por um processo seletivo rigoroso que visa selecionar pessoas com interesses e aptidões compatíveis com os valores da instituição. Inicia-se pelo Curso Básico de Atendimento a Emergência (CBAE), de caráter Ead e aberto a toda população. Após isso, são convocados para realizar o Treinamento Básico de Atendimento a Emergências (TBAE), de caráter presencial, com o objetivo de verificar e validar os conhecimentos por meio de oficinas e avaliações. Finalmente, aqueles que foram aprovados no treinamento e realizaram a inscrição para o Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) passam por uma etapa final de seleção composta por exames de saúde, testes de aptidão física e entrega de documentos. Ao fim, os melhores colocados, preenchem as vagas disponíveis e iniciam as aulas na segunda-feira.

Este ano a turma contará com 33 ingressantes no CBC que contará com aulas teóricas e práticas com duração de 414 horas/aula, e no final um estágio de 240 horas que será realizado nas equipes de plantão para avaliar o desempenho de cada candidato.



O Secretário Cleverson Ferreira dos Santos, o Presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Ciro André Quintino, e o subcomandante do 3º BBM, major Marcus Vinicius Abre proferiram suas palavras e a cerimônia se deu por encerrada. 


Créditos:
Texto: soldado Victor Hugo Amaral
Imagens: bombeiro comunitário Cappelleto
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193