PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (295 palavras)

Solenidade comemora 52 anos de instalação de quartel em Lages

Em 29 de Setembro foi realizada na sede do 5ºBBM, em Lages, a formatura alusiva aos 91 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e 52 anos de instalação do quartel em Lages. Em homenagem aos aniversários, houve entrega de materiais e equipamentos e entregues medalhas comemorativas. A solenidade contou também com a entrega de uma nova viatura Auto Socorro Urgência – ASU, através de recursos do Convênio Municipal de Lages.

 

 

Durante o evento, também foi realizada a formatura de duas turmas do Curso Básico de Atendimento à Emergência (CBAE), totalizando 63 formandos.  O curso teve 40 horas aulas, entre teóricas e práticas e se destina à formação de pessoas da comunidade para atuarem como Bombeiros Comunitários, auxiliando de forma voluntária as guarnições. O curso também capacita as pessoas como agentes comunitários de proteção civil e a habilitação como brigadista.

 

 

História do Corpo de Bombeiros de Lages

O Corpo de Bombeiros Militar de Lages foi instalado em 25 de setembro de 1965, com a histórica denominação de Posto Avançado de Lages, composto por um efetivo de 12 Bombeiros, sob o comando do Subtenente Eurides Manoel da Silva e dotado de uma viatura Ford F-600 para combate a incêndios. Em 18 de março de 2006, a OBM de Lages foi elevada à condição de Batalhão, 5º Batalhão de Bombeiros Militar, sendo responsável pelo atendimento a 48 municípios da região Serrana e do Alto Vale do Itajaí. Atualmente, possui um efetivo de aproximadamente 180 Bombeiros Militares, distribuídos em 14 quartéis – cidades de Lages, Correia Pinto, Anita Garibaldi, Otacílio Costa, São Joaquim, Urubici, Bom Retiro, Rio do Sul, Taió, Ituporanga, Pouso Redondo, Trombudo Central, Presidente Getúlio e Ibirama.

 

 

Créditos: Capitão BM Mateus Muniz Corradini - B-5 5º BBM

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193