SOLENIDADE ALUSIVA AOS 50 ANOS DO CBMSC EM TUBARÃO

Na manhã de sexta-feira, 31, ocorreu na Praça Ivo Prim do Farol Shopping, a solenidade de formatura alusiva aos 50 anos do CBMSC em Tubarão, entrega de medalhas, lançamento dos mascotes do Bombeiro Mirim e passagem de comando.

A cerimônia contou com a presença do Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Renaldo Onofre Laureano Junior, do comandante da 1ª Região Bombeiro Militar, tenente-coronel Jorge Artur Cameu Júnior, bem como dos militares, familiares e autoridades locais.

Moção de cumprimentos ao 8º Batalhão em Tubarão pelos 50 anos

No primeiro ato da solenidade, a vereadora Luciane Tokarskifeza entrega ao comandante substituído, tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo,e ao comandante substituto, tenente-coronel Fábio Collodel,de uma Moção de cumprimentosao8º Batalhão de Bombeiros Militar, pelos 50 anos de atuação no município de Tubarão.

Por meio deste documento, aprovado pelo Legislativo Municipal, a Câmara de Vereadores formalizou seu reconhecimento e agradecimento aos bombeiros militares de Tubarão, pelos relevantes serviços prestados a sociedade.

Medalha dos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar em Tubarão

A "medalha comemorativa aos 50 anos do CBMSC na cidade de Tubarão" é destinada a distinguir pessoas físicas e jurídicas, civis e militares que, no exercício de suas atividades e por sua dedicação e capacidade profissional, tenham se destacado e contribuído para o desenvolvimento da corporação no município, constituindo-se dessa forma em merecedores do reconhecimento público.

Receberam as medalhas comemorativa aos 50 anos do CBMSC em Tubarão: ex-prefeitos, representantes de instituições públicas e privadas, ex-comandantes, militares da ativa e da reserva, bem como bombeiros comunitários.

Lançamento do livro "Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão", de Milton Antônio Lazzaris

O livro " Corpo de Bombeiro Militar de Tubarão – 50 anos dedicados a salvar vidas" escrito pelo coronel PM RR Milton Antônio Lazzaris, compilou as informações e histórias do quartel de Tubarão ao longo dos últimos anos e as documentou para eternizar a data comemorativa do cinquentenário do CBMSC em Tubarão.

Durante o ato, coronel PM RR Lazzaris fez a entrega do livro ao Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Renaldo Onofre Laureano Junior.

Ao final da solenidade, o autor recebeu os convidados e fez dedicatória em seu livro para todos que quiseram conhecer a história desta corporação no município de Tubarão.

Lançamento do vídeo institucional

Após cinco décadas, com o objetivo de registrar essa data tão marcante na história de Tubarão, o CBMSC em parceria com o Farol Shopping, desenvolveu um vídeo institucional em que são mostradas relatos do primeiro comandante, o tenente-coronel PM Francisco de Assis Vitowski, relatos do atual comandante tenente-coronel Fábio Collodel, fatos marcantes do quartel, assim como partes da rotina operacional que envolvem as atividades realizadas pelos bombeiros tubaronenses. Ao final do ato, todos os presentes assistiram ao vídeo institucional dos 50 anos.

Lançamento estadual dos mascotes do Programa Bombeiro Mirim

O Bombeiro Mirim é o programa de prevenção de acidentes do CBMSC destinado a capacitar os alunos do ensino fundamental do estado de santa catarina para agirem de maneira preventiva em situação de riscos de acidentes, e ainda quanto ao correto uso dos sistemas preventivos das edificações, em especial do ambiente escolar.

Os mascotes são homenagens aos cães labradores que compõem as equipes da cinotecnia da corporação. Representando a fidelidade, segurança e confiança, o labrador, tem ótimo temperamento e excelente faro, amante da água e companheiro excepcional. É extremamente inteligente e sensível aos nossos desejos, com uma índole gentil e um forte desejo de agradar.

Foram apresentados os três mascotes:

Malu - cadela de cor chocolate, é muito querida com as crianças, adora abraçar e bater fotos, sua missão preferida é a prevenção a incêndio, sempre com foco na prevenção.

Hunter - cão de cor preta, é o cão mais brincalhão da turma, super curioso e com um olfato incrível, sua atividade preferida é o esconde-esconde. Ele sempre ajuda a encontrar pessoas e objetos desaparecidos.

Ice - cão de cor caramelo, é o mais famoso dessa turma, adora nadar e qualquer atividade na praia e rios, com ele não tem tempo ruim, quando o assunto é diversão ele é o primeiro a aparecer.

Essa turminha de mascotes, ajudará o CBMSC na missão de formar novos Bombeiros Mirins pelo estado, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o pleno exercício da cidadania.

Ao final do ato, a sargento Jéssica Gabriele Maia dos Santos e a sargento Glaucia Krueger da Silva, receberam das mãos do Subcomandante-Geral, um mimo do programa Bombeiro Mirim, representando todos os envolvidos no projeto.

Ato de passagem de comando do 8º Batalhão de Bombeiros Militar

No ultimo ato da solenidade, o tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo transmitiu o comando do 8º Batalhão Bombeiro Militar ao tenente-coronel Fábio Collodel.

O comandante substituído recebeu uma homenagem pelo tempo em que se dedicou ao batalhão e também terá uma foto na galeria de ex-comandantes. Agora o tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo irá desempenhar suas atividades a frente do 3º BBM.

Já o comandante substituto, tenente-coronel Fábio Collodel, nos últimos meses chefiou a Assessoria Especial de Integração de Serviços Auxiliares (AISA), setor da corporação responsável pela gestão dos programas e projetos sociais desenvolvidos pelo CBMSC.

A solenidade encerrou-se com a fala do Subcomandante-Geral,e com o tradicional banho aos comandantes substituto e substituído.

Acesse mais imagens do evento aqui.

Texto: sargento Rafael Medeiros Martins
Imagens: soldado Eduardo Silva De Souza

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.