PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (234 palavras)

Simulado de abandono de local é realizado em Porto de Itapoá

Na quarta-feira (25/04), foi realizado, no município de Itapoá, um exercício simulado de abandono de local. A atividade foi exercida considerando a Instrução Normativa 031 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que estabelece critérios para elaboração e implantação do Plano de Emergência em edificações.

A simulação ocorreu no prédio administrativo do Porto Itapoá, e contou com a participação de 130 pessoas. Para o exercício, foi criado um cenário hipotético de incêndio no último andar do edifício, com intuito de avaliar a reação dos colaboradores, da brigada de incêndio, e também da equipe de resposta do Corpo de Bombeiros Militar.

 

 

Após soar o alarme de incêndio, os colaboradores – que não foram avisados sobre o simulado – abandonaram a edificação de forma organizada, utilizando as saídas de emergência até o ponto de encontro na área externa. Em três minutos, o prédio já havia sido completamente esvaziado.

 

 

Na sequência, os membros da brigada de incêndio do Porto Itapoá inspecionaram a edificação, verificando se ainda havia pessoas no local. Com a área segura, e após a chegada dos Bombeiros, o exercício foi encerrado. Todos que participaram da atividade receberam também orientações de segurança.

 

 

A simulação foi acompanhada por Bombeiros Militares e Comunitários, alunos do Curso Avançado de Atendimento a Emergências, equipe do SAMU, além do supervisor e pelo técnico de segurança do trabalho do Porto Itapoá.


Créditos: OBM de Itapoá.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193