Forças-Tarefa do CBMSC iniciam simulado de deslizamento com vítimas em Criciúma

Equipes da Força-Tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina reuniram-se na tarde desta segunda-feira (17), para um exercício simulado de grande vulto. Ao todo, cerca de 100 Bombeiros Militares estão na sede do 4º Batalhão Bombeiro Militar, em Criciúma, com objetivo de praticar e aperfeiçoar o tempo resposta à população em possíveis emergências reais. Os serviços de gerenciamento, logística e comunicação também estão sendo promovidas pela FT-04, equipe sede do município.

14 06 Simulado

No exercício, os Bombeiros Militares trabalharão com o cenário de acidente veicular seguido de deslizamento, no qual integrantes de uma banda músical transportados em um ônibus sofrem um acidente com soterramento de terra. Ao todo, serão sete vítimas atendidas; no cenário, os bombeiros chegarão três horas após a ocorrência do acidente, trabalhando com a possibilidade de resgatar vítimas com vida.

14 06 Simulado2

As FTs do CBMSC são autosuficientes e possuem todo o material necessário para o desdobramento da operação, além de alimentação e equipamentos próprios. Participarão da operação o 5º Batalhão Bombeiro Militar de Lages, 10º Batalhão Bombeiro Militar de São José, 12º Batalhão Bombeiro Militar de São Miguel do Oeste, 13º Batalhão Bombeiro Militar de Balneário Camboriú e 14º Batalhão Bombeiro Militar de Xanxerê. A atividade também conta com o apoio de profissionais da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, com a presença do batalhões de Tramandaí e Torres.

Vale ressaltar que os Bombeiros Militares que atuam nas Forças-Tarefas possuem especialização para atendimento em grandes desastres naturais, calamidades públicas, grandes acidentes e situações que demande equipes maiores para solucionar problemas.

Em breve mais informações e galeria de fotos.

Créditos: Texto: Manuela Silva - Estagiária de Jornalismo. Fotos: Manuela Silva e Soldado BM Tainara Monteiro de Freitas.