Semana Latino-Americana de Prevenção a Afogamentos

Durante os dias 20 e 26 de novembro foi realizada a Semana Latino-Americana de Prevenção a Afogamentos e os bombeiros catarinenses não ficaram de fora desta ação. O objetivo era simples e muito importante: reduzir o número de afogamentos chamando a atenção da população com diversas atividades, direcionadas principalmente para crianças.

Itajaí

Em Itajaí está sendo realizado o Projeto Golfinho com as escolas municipais, são desenvolvidos com as crianças os aspectos da prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente.

Na última sexta-feira (24/11) cerca de 150 crianças receberam informações sobre prevenção a afogamentos no município de Barra Velha. As palestras foram realizadas por Bombeiros Comunitários e Guarda-Vidas (militares e civis) na escolas.

Em Piçarras as orientações foram passadas aos banhistas com a distribuição de material educativo nos postos de guarda-vidas, durante o dia 25 de novembro.

Veja mais informações sobre o Projeto Golfinho CLICANDO AQUI!

Diga PARE aos afogamentos! Veja mais informações e as dicas de prevenção CLICANDO AQUI!

Créditos: 2° Tenente BM Douglas Tomaz Machado - Subchefe da SAT 7° BBM

Imbituba

No dia 24/11, em uma ação coordenada do Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba, e parceria entre Guarda- vidas Civis e Secretaria Municipal de Educação de Imbituba, foi realizada a palestra "Afogamento, uma morte rápida e silenciosa" para crianças do 5° ao 9° ano da rede municipal e estadual de ensino.

Cerca de 700 crianças, reunidas em salas de aula, auditórios e ginásios, assistiram a palestra. O afogamento é ainda uma das maiores causas de morte em faixas etárias até os 24 anos. Diariamente aproximadamente 17 brasileiros morrem afogados. Muitos pais se preocupam com doenças, alimentação dos filhos, acidentes domésticos, mas a segunda maior causa de morte entre crianças com idades até os nove anos, é o afogamento.

Para o Comandante da Organização Bombeiro Militar, 1° Tenente BM Guilherme V. Serra Costa, ações dessa natureza possuem efeito disseminador, pois as crianças contam o novo aprendizado aos pais e amigos, além de ajudarem na prevenção nas praias e balneários!

No próximo ano na Semana de Prevenção ao Afogamento, o Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba pretende estender a toda rede de ensino, incluindo estaduais e particulares.

Créditos: 8º Batalhão de Bombeiros Militar

Barra Velha

Em prol da semana de prevenção ao afogamentos os Bombeiros da 3ª Companhia de Barra Velha fizeram palestas sobre de orientação aos perigos de afogamento no Colégio Estadual Astrogildo Odon Aguia e também aos 40 jovens do Projeto Bombeiro Juvenil, desenvolvido na cidade. Tais palestras visaram levar conhecimento ao publico na faixa etária dos treze aos dezesseis anos sobre os perigos no mar.

Foram abordados assuntos como o reconhecimento das bandeiras de sinalização na faixa de areia, como as bandeiras vermelhas que indicam perigo por serem locais de corrente de retorno, as verdes que são de locais ideais para banhos e nos postos guarda vidas que indicam as condições do mar, bem como reconhecimento de outros locais perigosos como costões, rios e lagos e a fim de que de posse destes conhecimentos os jovens criem uma percepção e consciência de perigo ao banharem-se nas águas, avaliando os riscos e reduzindo desta forma o índice de morte por afogamentos.

Créditos: Subtenente BM Evandro R. Rodrigues - B5 da 3ª/7ºBBM

Ituporanga

Na última semana, alunos de 1ª a 4ª série do Colégio Kurt Hamm, da comunidade do Rio Batalha – Ituporanga. No total 43 crianças estiveram de visita ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga para conhecer um pouco da rotina dos bombeiros.

Na oportunidade foram apresentadas as viaturas operacionais, a ambulância (ASU-435) e o caminhão de combate a incêndio (ABTR-60), além de terem recebido dicas e instruções relativas a Semana de Prevenção de Acidentes por Afogamento, puderam ter contato com os equipamentos utilizados pela guarnição nas ocorrências.

Créditos: Soldado BM Luís Fernando Felipe Alves - B5 do 4º/3ª/5º BBM