Segurança: CBMSC interdita prédio e outras 17 residências no entorno

Para garantir a segurança dos moradores, nesta quarta-feira (30/05) o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do 7° Batalhão, interditou um prédio de 11 andares no bairro São Vicente em Itajaí. Os moradores foram orientados a deixarem o local e buscar a casa de parentes. Um dia depois, após nova vistoria, foi necessário evacuar e interditar 17 casas próximas ao local, sob risco de colapso do prédio e soterramento das casas.

Os Bombeiros Militares também orientaram a população a evitar a circulação no entorno da edificação. A medida da evacuação do prédio aconteceu depois que os moradores acionaram os Bombeiros Militares e a Defesa Civil por terem ouvido barulhos de ferragens rompendo e movimentação na estrutura dos três primeiros pavimentos. Ainda na noite de quarta-feira os Bombeiros Militares decidiram isolar a área em virtude do risco iminente de desabamento.

As casas foram interditadas um dia depois, pois, em caso de desabamento do edifício, há risco de soterramento das casas. Os moradores também foram orientados a deixarem suas casas e buscarem abrigo em locais seguros até cessar o risco de colapso da edificação vizinha.

A desinterdição de toda a área só poderá ser realizada após a entrega de laudo confeccionado por engenheiro civil, acompanhado de sua respectiva anotação de responsabilidade técnica (ART), apontando as patologias encontradas na edificação, as soluções adotadas pelos responsáveis técnicos para sanar os problemas, e os testes realizados na estrutura que comprovem que a edificação está segura.

A interdição realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar em situações como esta, apesar de gerar transtorno aos moradores, tem a função de garantir a vida das pessoas e evitar vítimas.