PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (501 palavras)

SEGUNDA TURMA (CENTRO-SUL) DO CURSO DE BOMBEIRO COMUNITÁRIO DE FLORIANÓPOLIS CONCLUI DISCIPLINA DE COMBATE E EXTINÇÃO À INCÊNDIOS

Na última sexta-feira, 23 de setembro, a turma 02 do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) Florianópolis concluiu a carga horária de 48h de instruções referente ao Módulo III - combate e extinção de incêndios, efetivando como atividade de encerramento oficinas práticas para que os alunos pudessem realizar o controle das chamas levando em consideração o procedimento operacional adotado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). 



Dentro das atribuições e responsabilidades de um bombeiro, uma das mais importantes é a de combater incêndios, seja ele bombeiro militar ou comunitário. Diante disso, é de extrema importância que os alunos do CBC sejam capacitados para que possam contribuir de forma ativa às equipes das quais farão parte após formados.

A disciplina traz ao aluno o conhecimento para gestão de risco de ambientes, uso de equipamentos de proteção individual e de proteção respiratória, variados métodos para extinção de fogo em espaços confinados (edificações), veículos e incêndios florestais, uso, manuseio e armazenamento de mangueiras, técnicas de ventilação de ambientes, além de treinamento para busca e resgate de vítimas.



Durante a atividade prática os alunos puderam ter contato mais próximo com a realidade de um combatente, que arrisca sua vida para salvar os demais. Foi oportunizada aos alunos a atuação direta no combate à incêndio, desde a gestão da ocorrência, bem como o combate em edificações e veículos, além da prática de busca e resgate de vítimas em ambientes em risco.

Para que a atividade pudesse transcorrer de forma segura, os alunos contaram com o suporte do monitor e instrutor soldado Thiago Thiesen de Souza, e dos instrutores sargento Rafael Phelippe Goulart, sargento Helio Tadeu Moreira Junior, cabo Kleber Souza Carneiro, cabo Nelson da Silva Aguiar Junior, cabo João Samuel Flores Sodré e bombeiro comunitário Ramos, sendo que as oficinas práticas foram realizadas no centro de treinamento cedido pela empresa Gladius, na cidade de Palhoça/SC.



A turma iniciou o curso no dia 29 de agosto de 2022, com 24 alunos matriculados, sob a coordenação do tenente Richard Locks Stüpp e monitoria do soldado Thiago Thiesen de Souza.

Ao longo das primeiras semanas os alunos receberam instruções dentro e fora de sala de aula, todas realizadas nas estruturas do Centro de Ensino do Bombeiro Militar (CEBM). A exemplo, citam-se as seguintes disciplinas: Legislação e História Institucional, Radiocomunicação, Ordem unida e Brigada de Emergência.


Créditos:
Texto: aluna bombeira comunitária Yoná
Imagens: aluna bombeira comunitária Yoná
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193