PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (859 palavras)

CBMSC INICIA A OPERAÇÃO ESTAÇÃO VERÃO 2024/2025 COM REFORÇO NO EFETIVO E AÇÕES DE PREVENÇÃO


Santa Catarina, reconhecida como o Estado mais seguro do Brasil, está pronta para oferecer uma temporada de verão sem precedentes. A expectativa é receber 3,1 milhões de turistas entre dezembro de 2024 e março de 2025, com um reforço significativo em segurança e novos investimentos para atender às necessidades dos visitantes.

O lançamento da Estação Verão 2024/2025 foi realizado na manhã segunda-feira, 16, no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), na Beira-mar Norte, em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello, deputados, o senador Jorge Seif, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a prefeita de Itapema, Nilza Simas, membros do secretariado do Governo e dos Comandantes: coronel BM Fabiano Bastos das Neves, Comandante-Geral do CBMSC e coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). 



"Estamos preparados, com equipes reforçadas, e vamos atender muito bem esses mais de 3 milhões de turistas que chegam a Santa Catarina. Vamos fazer a Estação Verão mais segura de todos os tempos com esses investimentos do Governo do Estado em várias áreas, para garantir essa tranquilidade pra quem vem de fora e pra quem vive aqui", afirmou o governador Jorginho Mello.

O Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, apresentou os dados do efetivo da corporação e destacou o empenho dos profissionais em todo o Estado. "Esses recursos serão reforçados com a vinda de 96 bombeiros militares do interior, para que possamos atender, incluindo o reforço do serviço ordinário de Atendimento Pré-Hospitalar nos municípios de Florianópolis e Balneário Camboriú, com uma ambulância (ASU — Auto Socorro de Urgência)", destacou.



O evento foi finalizado com uma emocionante simulação de resgate por afogamento, com a atuação do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) na aeronave Arcanjo. A demonstração contou ainda com a exibição das motoaquáticas, botes e embarcações do CBMSC, além de uma descida em rapel dos militares na ponte Hercílio Luz. 


Investimento em todo o Estado


Com um investimento de R$ 92 milhões em 2024, a Operação Estação Verão contará com o envolvimento de 7 mil agentes das Forças de Segurança no Estado. Pelo CBMSC, serão 470 bombeiros atuando todos os dias em 33 municípios do litoral catarinense. Ao todo, são 560 km de praias guarnecidas pela corporação, com mais de 150 localidades que contam com a presença da proteção dos guarda-vidas do CBMSC.

"Quando recriou a Secretaria de Estado da Segurança Pública, essa foi a missão dada pelo governador Jorginho Mello: a integração das forças, um reforço nas atuações conjuntas como essa que vemos hoje, durante a Estação Verão", explica o secretário de Segurança Pública, Flávio Graff. 



O período com foco de ações do Estação Verão tem início em 16/12/2024 e vai até março do ano que vem. Ao todo, são 14 órgãos do Governo envolvidos em ações para garantir um período proveitoso para turistas que vierem de outras partes do Brasil, e também de outros países, além do turismo para os catarinenses que vêm para o litoral durante o verão.



Reforço no efetivo do CBMSC


Integrando as Forças de Segurança, o CBMSC está de prontidão para a maior operação do ano. Durante a alta temporada, de 16 de dezembro a 9 de março, serão mobilizados: 1.900 guarda-vidas civis, 411 postos ativados, 163 embarcações, 53 motoaquáticas, 33 quadriciclos, 145 viaturas e 3 aeronaves — sendo 2 helicópteros Arcanjo e 1 avião de asa fixa.

Além disso, o Programa Golfinho, que tradicionalmente instrui crianças nas escolas de Santa Catarina, será realizado nas principais praias e cidades do interior do Estado. O objetivo do programa é promover uma cultura de prevenção de acidentes, orientando de forma lúdica o público infantil sobre o uso seguro das praias e ambientes aquáticos de lazer. A previsão é formar entre 10 mil e 12 mil crianças somente na alta temporada, somando-se às mais de 100 mil já certificadas ao longo dos 25 anos do programa. 



O Corpo de Bombeiros Militar também reforça a importância de consultar o aplicativo CBMSC Cidadão para verificar quais praias apresentam menor risco de afogamento. Por meio da plataforma, é possível conferir a sinalização das bandeiras e as condições da água antes de ir à praia.

Juntos, estamos preparados para fazer de Santa Catarina o Estado mais seguro do Brasil, tanto durante a Estação Verão quanto ao longo de todo o ano. 



Créditos:
Texto: Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina/Mônica Andrade - CCS/CBMSC
Imagens: Soldado Eduardo de Souza e Soldado Keller - CCS/CBMSC. Eduardo Valente - SECOM.
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193