São Miguel do Oeste: atendimento às vítimas de 200 destelhamentos

Na madrugada do último dia 08, o município de São Miguel do Oeste foi atingido por um evento climático de origem eólica, ainda não definido, que causou muitos estragos. O Corpo de Bombeiros Militar esteve desde as 05:10 horas da manhã daquela madrugada empenhado em atender as demandas decorrentes deste sinistro, até o dia seguinte. Houve ainda o registro de algumas ocorrências em Maravilha, Iporã do Oeste, Itapiranga, Guaraciaba, Descanso e Belmonte, no entanto, foram alguns casos isolados.

Logo após as primeiras ligações, foi acionado o plano de chamada do quartel, de modo que em pouco tempo havia no quartel 32 Bombeiros (29 militares e 3 comunitários). No ínício da manhã, cerca de 40 Bombeiros atuavam em pelo menos oito frentes de trabalho para atender às demandas.

Logo cedo foi montado o Sistema de Comando em Operações e realizada uma reunião inicial às 08:30 horas, na sede do 12º Batalhão, para que fosse repassado um panorama para os demais órgãos acerca do evento e das ações que o Corpo de Bombeiros já tinha implementado. Participaram desta reunião, o Prefeito Municipal de São Miguel do Oeste, o Secretário executivo da ADR, o Comandante do 11º BPM, Representantes do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, da Defesa Civil e Oficiais do 12º Batalhão.

Até o meio dia de quinta-feira haviam sido distribuídas cerca de 11.500m² de lonas, e efetuadas mais de 20 desobstruções de vias causadas por queda de árvores. No total, foram realizados mais de 263 atendimentos.

As operações continuaram na quinta-feira durante o dia, para a retomada da normalidade com a limpeza de vias para que as pessoas possam reconstruir seus imóveis e retornar a suas rotinas diárias.

Créditos: 1° Tenente BM João Rudini Sturm - Chefe do B5 do 12° BBM