São José tem primeira edição do Projeto Golfinho

O 10° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), sediado em São José, realizou, ao longo desta semana, o primeiro Projeto Golfinho no município.

O Projeto Golfinho tradicionalmente é realizado em municípios com balneários próprios para banho, no entanto, devido a necessidade de orientações de crianças sobre os riscos de afogamento em outros locais como rios, represas, lagos, piscinas, além das próprias praias, o Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC) vem estendendo o projeto para todo estado.

O evento ocorreu na Beira Mar de São José e no Ginásio Municipal do bairro Campinas e contou com a participação de mais de 40 crianças, sob coordenação do Sargento BM André Francisco Pugas e do Soldado BM Marcos Vinícius de Quadro. Os instrutores foram Bombeiros Comunitários capacitados especificamente para formação destas crianças: BC Cacilha, BC Boiko, BC Henkes, BC Kimberlyn e BC Eduarda.

Foram realizadas diversas atividades e palestras, de forma lúdica, para alertar as crianças aos perigos dos meios aquáticos. As crianças receberam informações sobre os significados das bandeiras de guarda-vidas, os tipos diferentes de praia e como a identificar as mais seguras para banho, os horários que não se deve estar exposto ao sol, o que fazer em caso de queimadura de água viva, dentre outras.

Além destas atividades, as crianças receberam visitas da Guarda Municipal de São José Daiane Guedes, que falou sobre bullying e educação no trânsito. Receberam, também, o binômio composto por Soldado BM Valdeley e cão de busca Marley, onde aprenderam um pouco mais sobre a atividade de cinotecnia do CBMSC. A Policia Militar Ambiental também participou do evento com uma palestra sobre animais peçonhentos, além de realizarem um trabalho de conscientização das crianças quanto ao meio ambiente.

Por fim, foram entregues os certificados do Projeto e feito o batismo cerimonial dos participantes.

Texto: Rafaela - estagiária B5
Fotos: Divulgação/CBMSC