SÃO JOSÉ REALIZA SOLENIDADE DE FORMATURA DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS, ENTREGA DE VIATURA, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Na tarde de quinta-feira, 06, às 18h, aconteceu na sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), em São José, a solenidade de formatura do Curso de Bombeiros Comunitários (CBC), bem como a entrega de viatura auto carreta tanque e materiais e equipamentos.

O evento contou com a participação do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Marcos Aurélio Barcelos, do Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Hilton Zeferino e do Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Alexandre Vieira.

Entrega de equipamentos

A fim de proporcionar maior agilidade e eficiência no atendimento realizado, bem como a segurança dos nossos bombeiros, o CBMSC adquiriu conjuntos de ferramentas elétricas para o atendimento das ocorrências de resgate veicular, ocorrências estas que envolvem acidentes de trânsito com vítimas presas às ferragens.

Um destes conjuntos foi entregue para o quartel de São José, sendo o investimento para a aquisição de R$140.000,00 (cento e quarenta mil reais). O CBMSC também adquiriu equipamentos de combate a incêndio, como equipamentos de proteção respiratória, capacetes, máscaras faciais, válvulas de demanda, viseiras e cilindros extras. O investimento para a aquisição foi de R$148.000,00 (cento e quarenta e oito mil reais), oriundos do convênio entre prefeitura de São José e CBMSC, por meio das taxas do Serviço de Segurança Contra Incêndio (SSCI).

Somados, o investimento em equipamentos na área operacional totalizou R$288.000,00 (duzentos e oitenta e oito mil reais).

Entrega de viatura

Em ocorrências de incêndio, o CBMSC precisa contar com a experiência de seus profissionais para realizar as ações de combate com agilidade e eficiência, aumentando assim a qualidade do atendimento. Porém, tão importante quanto a qualidade dos profissionais, é o fornecimento de materiais que possibilitem que os bombeiros atuem de forma eficaz e segura.

Por este motivo, a corporação revitalizou e modernizou um veículo Scania do tipo Auto Carreta Tanque (ACT). O processo de transformação do ACT e do seu respectivo cavalo mecânico incluiu a pintura externa do tanque, instalação do sistema de iluminação de emergência, instalação da casa bomba, de motor estacionário e da bomba centrífuga.

O referido veículo, com capacidade de 23.000 litros, prestará apoio a região da Grande Florianópolis em incêndios de grandes proporções. O investimento total para a revitalização foi de R$500.000,00 (quinhentos mil reais), oriundos do convênio entre prefeitura de São José e CBMSC, por meio das taxas do SSCI.

Formatura do Curso de Bombeiros Comunitários

O dia da formatura de um bombeiro comunitário é um dia especial! Significa uma verdadeira conquista, pois após 414 horas de muito aprendizado e determinação, estes homens e mulheres que concluíram o curso, receberam seus certificados.

Pessoas que abdicaram do conforto dos seus lares, do carinho de seus familiares e de horas de descanso e de lazer, para buscar conhecimento e ter condições de ajudar o próximo de forma voluntária.

Foram formados os seguintes alunos:

Amanda Maria de Souza
Stephani Cristina Raupp dos Santos
Thiago Henrique Praseres
Tiago Binhoti

O evento foi finalizado com o tradicional batismo, dos agora bombeiros comunitários de São José.

Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José