São José: novos Bombeiros Comunitários e equipamentos

Na noite de quinta-feira, 05 de abril, foi realizada na sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, em São José, uma formatura alusiva à conclusão do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE). No total, são 34 novos Bombeiros Comunitários que tanto passam a auxiliar as guarnições de serviço, como se tornam agentes treinados dentro da sociedade, preparados para agirem quando o pior acontecer.  Na ocasião, também foram entregues materiais e equipamentos operacionais, adquiridos pela Companhia de São José,  além da promoção de Bombeiros Comunitários que já atuam na região.
A cerimônia contou com a presença do Comandante da 1ª Região Bombeiro Militar Coronel BM César de Assumpção Nunes, de autoridades municipais, regionais e também do efetivo dos quartéis do batalhão.

Novos Bombeiros Comunitários

Ao serem formados, os Bombeiros Comunitários  recebem os certificados de conclusão de curso e prestam seu compromisso de ajuda ao próximo perante o Pavilhão Nacional. Os recém-formados Bombeiros Comunitários estão aptos a compor, voluntariamente, as guarnições de serviço do Batalhão. O Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE), com 332 horas aulas,  possui grade curricular com disciplinas sobre primeiros socorros, combate e prevenção a incêndio, segurança contra incêndio e brigada de incêndio. O curso possibilitou também a formação de todos como Brigadistas Particulares, os quais poderão atuar preventivamente através atividades de combate a princípios de incêndio em empresas e eventos.
Ao final do evento, os formandos receberam o batismo simbólico, feito através do tradicional banho de mangueira.

Entrega de Materiais

Na oportunidade, também foram entregues uma série de novos equipamentos e materiais operacionais como kits de proteção individual, com capacetes, máscaras e botas de combate a incêndio, luvas de resgate veicular, botas táticas para guarnições e para uso das forças-tarefas, fardamentos para Bombeiros Militares e Comunitários, equipamentos para treinamento e capacitação dos Bombeiros e da comunidade, equipamentos de salvamento em altura e materiais de combate a incêndio, além de novos armários que possibilitarão armazenagem adequada dos materiais individuais.
Todas estas aquisições são fruto de um trabalho conjunto entre o Corpo de Bombeiros Militar de São José e a Prefeitura Municipal de São José e visam potencializar e agilizar ainda mais o atendimento às vítimas de emergências, bem como, proporcionar mais segurança a todos os agentes envolvidos no atendimento de ocorrências na região.

Promoção de Bombeiros Comunitários

Durante o evento, 20 Bombeiros Comunitários foram promovidos nas mais variadas classes, sendo o ato um reconhecimento pela dedicação a atuação no município de São José.
Segundo o Tenente BM Laurentino, Chefe do B3 do 10º BBM e um dos responsáveis pelos programas comunitários no batalhão, a atuação desses homens e mulheres enobrece a atividade de bombeiro e tem grande significado pois mostra o apoio à comunidade através do serviço voluntario.

CRÉDITOS: B5 do 10º BBM
FOTOS: 3º Sgt BM Reinaldo