São José do Cedro tem novo quartel de Bombeiros Militar

Uma solenidade militar realizada na tarde de quinta-feira (24/08), em São José do Cedro, formalizou a inauguração das instalações da nova sede do quartel no município.

A unidade do Corpo de Bombeiros Militar em São José do Cedro foi implantada no ano de 1998 para a prestação de serviços à comunidade local, além dos municípios de Guarujá do Sul e Princesa. Na época, o município cedeu uma edificação de aproximadamente 100 metros quadrados para o início das atividades.

Com o passar dos anos e aumento da demanda de trabalho, sendo atualmente o quartel com o maior número de ocorrências por bombeiro no estado de Santa Catarina, surgiu a necessidade de ampliação da estrutura física da unidade, além de relocar a unidade para melhor atendimento.

Tratativas entre autoridades municipais e estaduais culminaram na edificação de um novo prédio de aproximadamente 620 metros quadrados, localizado no trevo de acesso ao município, orçado em R$ 711 mil reais. As obras iniciaram no segundo semestre de 2015, com a conclusão em março deste ano. Foram investidos ainda, mais R$ 122 mil reais para construção de uma área de 87 metros quadrados para lavação de viaturas, de acordo com as normas da vigilância sanitária e que foram custeados pela conta convênio dos municípios.

A solenidade contou também com a entrega da medalha comemorativa aos 90 Anos do CBMSC, destinada a homenagear àqueles que ajudaram a escrever a história da corporação, além da formatura do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE) realizado pela unidade, que passa a contar com 23 novos Bombeiros Comunitários.

A cerimônia contou com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba,  do Coronel BM Onir Mocellin, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, além de ter sido amplamente prestigiada por outras autoridades militares e civis, imprensa e demais convidados.

Créditos: B5 do 12ºBBM. /Fotos: Marcos Lewe