PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (430 palavras)

SALTO VELOSO TEM PRIMEIRA MULHER COMO COMANDANTE DE GRUPO BOMBEIRO MILITAR

Na última sexta-feira, 12, ocorreu em Salto Veloso a solenidade de passagem de comando do 4º Grupo Bombeiro Militar (4º GBM), pertencente ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), com sede em Curitibanos. 



A formatura foi marcada pela assunção de comando da primeira praça bombeiro militar no comando de um GBM. Na ocasião, foi realizada a passagem de comando do sargento Jonas de Lima para a cabo Marciéli Bevilaqua.

"É uma honra e um grande desafio assumir o comando do grupamento de Salto Veloso, pois acompanhei as primeiras tratativas para a ativação do quartel e agora posso contribuir para o crescimento deste", relata a cabo Marciéli.

A nova comandante interina ainda mencionou que está muito feliz por ser a primeira praça feminina a assumir o comando de um grupamento, bem como espera representar com excelência todas as femininas da corporação.



Sobre a carreira da Cabo Marciéli Bevilaqua


A assunção do comando do 4º GBM aconteceu após oito anos de serviços prestados ao CBMSC. A cabo ingressou na corporação em 30 de abril de 2014 e passou pelo Curso de Formação de Soldados (CFSd) e pelo Curso de Formação de Cabos (CFC). Depois da conclusão do CFSd permaneceu na operação veraneio em Itajaí até março de 2015. Após essa data foi transferida para Videira onde atuou juntamente com as equipes de plantão como socorrista e resgatista até junho de 2016. De junho de 2016 a janeiro de 2021 atuou no quartel de Rio das Antas no setor de segurança contra incêndio (SSCI). Retornou a Videira em 2021 e permaneceu até assumir o comando do GBM.



Mulheres em corporações militares


Maria Quitéria de Jesus Medeiros foi a primeira mulher incorporada em uma Unidade Militar, no ano de 1823, durante a Guerra da Independência. No início da década de 80 foram os primeiros registros de mulheres que ingressaram nas Forças Armadas Brasileiras.

Em Santa Catarina o ingresso feminino na carreira militar iniciou em junho de 1983, na Polícia Militar de Santa Catarina, enquanto que no CBMSC, desde sua emancipação, em junho de 2003, a instituição passou a contar com as primeiras bombeiras militares.


Créditos:
Texto: soldado Natália Alves Fernandes
Imagens: Divulgação CBMSC/Salto Veloso
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193