PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (353 palavras)

Saiba o que fazer em caso de alagamentos

 

 

 

Os transtornos causados pelo excesso de chuvas podem se transformar em tragédia, se as pessoas adotarem atitudes de risco. “A população que vive em áreas de risco e em áreas que podem ficar isoladas por conta dos alagamentos devem sempre pensar preventivamente e se certificar de que estão seguras”, explica o coronel BM César Assumpção Nunes, comandante da 1° Região do Corpo de Bombeiros Militar.

 

O Corpo de Bombeiros Militar orienta as seguintes atitudes para garantir a sua segurança e da sua família.

 

_ Não caminhe por áreas alagadas. Além do risco de eletrocussão, há perigo de quedas e arrastamento pela força da água ou contração de doenças pela água contaminada.

 

_ Se a água estiver chegando próximo e ameaça entrar na sua residência, levante os móveis, eletrodomésticos e roupas. Leve remédios, roupas e artigos de maior necessidade e procure um local seguro para se abrigar. Caso não tenha familiares próximo, procure os abrigos municipais.

 

_ Procure não ficar ilhado. Mas, caso você tenha um local seguro e não alagada para se abrigar, faça uma reserva de alimentos, água potável e pilhas para lanternas.

 

_ Pessoas acamadas, gestantes, crianças e idosos devem ser levados com prioridade para áreas seguras. Se precisar de ajuda, acione a Defesa Civil pelo fone 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193.

 

_ Não transite de carro em ruas alagadas. Os motores de alguns veículos não são adaptados para inundações e acabam falhando.

 

_ Se houver sinal de movimentação de solo, como muros abalroados ou caídos, árvores tortas ou caídas, rachaduras ou descida de terra com água, tipo enxurrada, saia do local de risco e acione o Corpo de Bombeiros ou técnicos de Defesa Civil para uma avaliação mais criteriosa.

 

_ Turistas que estão em Florianópolis e no litoral em cidades atingidas pelas chuvas devem se antecipar para os deslocamentos evitando passar por áreas alagadas. Se tiverem voos agendados precisam sair de casa com bastante antecedência para evitar contratempos.

 

_ Qualquer emergência acione o serviço do Corpo de Bombeiros via 193.

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Informações: Corpo de Bombeiros Militar

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193