PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (782 palavras)

Todos deveriam entender sobre resgate veicular, saiba porquê

 

 

Você que esta lendo este texto, muito provavelmente, já deve ter sido vítima de algum acidente de trânsito. E pode ser pior, talvez você já tenha perdido algum ente querido em virtude de acidente, ou ao menos conhece quem tenha passado por esta trágica situação. Seria mais fácil se tais afirmações não passassem de conjecturas. Mas elas são comprovadas estatisticamente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa a quinta posição mundial em número de acidentes de trânsito, os quais, deixam anualmente mais de 40 mil mortes e outras cerca de 400 mil pessoas com algum tipo de sequela. Dessa forma, o trânsito urbano, e por consequência os acidentes, estão tão presentes nas nossas vidas que é preciso conhecer sobre o assunto, tanto para tomarmos atitudes mais preventivas, como para sabermos como agir nessas situações, que geram danos emocionais, financeiros e trabalho para aqueles que lidam com resgate e salvamento de pessoas.

 

 

 

Santa Catarina é recordista nacional em número de veículos X habitantes

 

Para se ter uma ideia da realidade catarinense, de acordo com dados do site do Departamento Estadual de Trânsito- Detran, até julho deste ano já foram emplacados no estado mais de 4,9 milhões de veículos, com projeção de ultrapassar os cinco milhões de emplacamentos até o fim do ano. É tanto veículo circulando, que o estado é recordista nacional em número de veículos por habitantes. Fazendo uma média, há cerca de 1,4 veículo para cada catarinense. O mesmo que dizer que numa casa com três moradores, há dois veículos na garagem. Obviamente, os números de emplacamentos se referem a diferentes tipos de veículos, desde motocicletas até caminhões e utilitários. Mas, as estatísticas demonstram um ponto importante da mobilidade das rodovias e estradas que cortam o estado: o elevado número de veículos circulantes e que ocasionalmente, se envolvem em acidentes de trânsito.

 

Em relação aos atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar, mais de 15% do total de ocorrências atendidas pela corporação catarinense na área operacional, são referentes a sinistros de trânsito. O que mais uma vez demonstra a necessidade do preparo técnico das equipes de resposta ao atendimento e resgate de vítimas nestas situações.

 

 

Visitas às Oficinas de Resgate

 

Pensando em popularizar o assunto e disseminar o conhecimento técnico entre os profissionais que lidam com resgates, acontece até o próximo sábado (18/08) em Chapecó, o Rescue Days, evento de renome internacional na área de socorro e resgate de pessoas presas a ferragens, em decorrência de acidentes de trânsito. De acordo com o Tenente Coronel Hilton de Souza Zeferino, as visitas às oficinas, que foram montadas dentro dos pavilhões da Efapi, simulando situações de acidentes, foram abertas ao público externo para que as pessoas possam conhecer de perto o trabalho dos Bombeiros Militares e outros profissionais da área. “Trazendo as pessoas para conhecerem de perto, em ambientes simulados, o que muitas delas já podem ter vivenciado nas ruas, nos ajuda a promover uma conscientização sobre os cuidados no trânsito urbano,  além de favorecer que a temática resgate veicular seja disseminada e debatida entre a comunidade”.

 

 

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Emeline de Moraes, 17 anos, veio com os colegas da escola Tancredo Neves de Chapecó acompanhar o trabalho de resgate dos Bombeiros. Ela já teve familiares que se acidentaram no trânsito urbano, mas nenhum com gravidade. Ela disse estar gostando do que tem visto. “Quero ser enfermeira para poder ter um contato direto com as pessoas. Conhecer o trabalho de resgate das vítimas realizado pelos Bombeiros antes de chegarem ao hospital me faz pensar ainda mais nas relações com a profissão que quero seguir”, disse.

 

 

Já para quem veio para treinar e conhecer novas técnicas de resgate, as 12 oficinas se traduzem em diferentes salas de aulas. Condizentes a graus diferentes de situações, desde os acidentes mais simples, até eventos complexos como colisões entre veículos pesados, como ônibus escolares ou caminhões de carga e vítimas presas embaixo de veículos.

 

Oficinas:

 


 

 

Pavilhão III

Oficina 01_ Choque lateral com objeto fixo.

Oficina 02_ Desencarceramento de vítimas a veículos leves.

 

Pavilhão IV

Oficina 03 – Veículos Novos.

Oficina 04 – Estabilização de veículos pesados (caminhões/ ônibus).

Oficina 05 _ Veículos tombados sobre vítimas.

Oficina 06_ Veículos híbridos.

Oficina 07_ Desencarceramento vítimas acidentes carro X caminhão.

 

Pavilhão II

Oficina 08_ Manipulação com serras.

Oficina 09 _ Vans e furgões.

 

Pavilhão I

Oficina 10 _ Resgate de vítimas em veículos maiores.

Oficina 11_ Desencarceramento vítimas veículos pesados.

Oficina 12_ Destombamento de ônibus.

 

 

Texto: Krislei Oechsler-Jornalista

Fotos: Soldado BM Tiago Moritz

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193