Reconhecimento a Bombeiros que evitam queda de ponte

A Câmara de Vereadores de Araranguá concedeu uma moção honrosa aos Bombeiros que evitaram que um homem de 27 anos se atirasse da ponte, no último dia 17 de dezembro. A entrega da moção aconteceu um dia depois, na presidência da casa legislativa.

Entenda o caso:

Mais um caso de tentativa de suicídio teve um final feliz. Foi em Araranguá, Sul do estado, no último domingo (17/12). Passava das 22h30 quando os Bombeiros Militares Cabos Tiago Anastácio Pereira e Willian Becker Donadel, voltavam de uma ocorrência em Maracajá e se depararam com um policial militar de folga pedindo auxílio para socorrer um homem de 27 anos, que tentava se jogar da ponte sobre o Rio Araranguá, localizada no antigo traçado da rodovia BR-101, no bairro Barranca.

Ao se aproximarem do homem que estava apoiado na mureta de proteção e prestes a se jogar no Rio Araranguá, os Bombeiros iniciaram uma conversa que durou aproximadamente 20 minutos. “Em nove anos de serviço no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, esta foi a primeira ocorrência que atendi deste tipo, mantemos certa distância, sentei em uma mureta para conversar e ganhar a segurança e confiança dele. Foi um momento tenso, pois não sabíamos o motivo dele estar ali e qualquer movimento brusco de nossa parte poderia mudar o desfecho da ocorrência”, disse Tiago.

O homem estava decidido a se atirar ao rio, quando num momento de distração os Bombeiros conseguiram segurá-lo e o trouxeram para local seguro, sobre a pista de rolamento.

“Neste tipo de ocorrência a vítima não tem noção das consequências de seus atos, mesmo com muita conversa, não conseguimos fazer com que ele desistisse de se jogar da ponte e tivemos que tomar uma atitude extrema, utilizando da força física para agarrá-lo e removê-lo do guarda corpos, que era o último obstáculo entre a vítima e o suicídio”, ponderou Donadel, que em sete anos de atuação no Corpo de Bombeiros de SC também nunca havia atendido uma ocorrência do tipo.

Créditos: Correio do Sul- Jornal Digital

Fotos: Corpo de Bombeiros de Araranguá