PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (373 palavras)

INSTRUÇÃO DE PREVENÇÃO EM ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS EM FLORIANÓPOLIS

Na última quarta-feira, 16 de novembro, o efetivo de bombeiros militares e comunitários do Quartel Central de Florianópolis recebeu o biólogo Luiz Maurício Lemos dos Santos, que ministrou uma instrução de prevenção em acidentes com animais peçonhentos e venenosos.



A instrução faz parte de um ciclo de instruções e treinamentos promovidos pelo Bombeiro Central de Florianópolis que visam a capacitação e atualização do efetivo do quartel, com objetivo de sempre aprimorar a qualidade do atendimento à população.



Na instrução, o biólogo Lemos da Harpia, capacitado pelo Instituto Butantan, apresentou a diferença de animais peçonhentos e venenosos, as características dos escorpiões e aranhas, a prevenção de acidentes com esses animais, a identificação de serpentes venenosas, sintomas, tratamentos e primeiros socorros em casos de envenenamento e intoxicação com esses animais, assim como a importância médica e ecológica dessas espécies.



Foi apresentado pelo biólogo diversos exemplares de aranhas, serpentes e outros animais peçonhentos e a sintomatologia que uma pessoa apresenta quando há contato com as diferentes espécies.



A parte prática contou com uma oficina, na qual os bombeiros puderam executar, da maneira correta, o manejo de serpentes e as formas de captura e contenção deles com segurança.

Segundo o Subtenente Ricardo Angelo Volpato, ocorrências de busca e captura e eventuais acidentes com animais peçonhentos têm grande aumento na temporada de verão e em dias mais quentes, quando esses animais aumentam sua atividade biológica.

Em caso de ocorrências com serpentes ou animais peçonhentos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina orienta o solicitante a ligar para o número 193, manter a calma, tentar fazer uma imagem do animal para possível identificação da espécie e aguardar a chegada da equipe mantendo uma distância de segurança do animal. 


Créditos:
Texto: Cabo Tiago Moritz Andrade
Imagens: Cabo Tiago Moritz Andrade
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193