PROJETO GOLFINHO EM GASPAR

Neste mês de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) em Gaspar realizou o Projeto Golfinho, o qual faz parte da gama de projetos sociais do CBMSC. As atividades, locações e materiais de suporte foram viabilizadas com parcerias público/privadas no município e região.
2112 projeto golfinho gaspar 1
O Projeto Golfinho é um programa de conscientização e prevenção sobre os perigos dos ambientes aquáticos, além de promover a cidadania e os cuidados com o meio ambiente. Realizado anualmente, na época de verão, sem custos para a população. Abrange diversos ambientes aquáticos, desde o litoral até o interior do estado. O público alvo são crianças de sete a quatorze anos.
2112 projeto golfinho gaspar 3
Para composição da turma deste ano, foram selecionados os pequenos que residem em uma área de vulnerabilidade do município, o Residencial Milano. No decorrer do curso, foi disponibilizado uma diversa gama de ambientes aquáticos (os quais abrangeram áreas contendo piscinas, brinquedos aquáticos e praia), possibilitando demonstrar, na prática, os diversos riscos associados e como evitá-los. Ainda, foram reforçados, diariamente, os princípios do projeto e da corporação.
2112 projeto golfinho gaspar 2
O curso teve início no dia 11/12, no quartel de Gaspar, onde foi realizada apresentação geral do conteúdo, equipe de instrutores e alunos. No mesmo dia, foi dado início às instruções na piscina da academia Like Acqua. No dia 14/12, o Fazzenda Park Hotel foi o local utilizado, pois conta com piscinas e um lago. Já no dia 15/12, a estrutura do parque aquático Cascanéia, com seus toboáguas diversos, foi aproveitada para repassar as noções de segurança.

2112 projeto golfinho gaspar 4Dando sequência, no dia 16/12, as crianças e equipe foram recebidos na praia de Cabeçudas, com apoio humano e material do 7° BBM (Itajaí), onde foram instruídos sobre os perigos do mar e importância de sua preservação. Por fim, no dia 17/12, realizou-se o ato de formatura no residencial Milano, organizado por Gaspar e contando com a presença de pais, amigos e autoridades civis. A cerimônia contou com a entrega de certificados e agradecimentos, encerrando-se com o tradicional banho de batismo aos formados.
2112 projeto golfinho gaspar 5
O projeto foi coordenado pelo 3° sargento Gil Vicente Pereira, com destaque ao auxílio do soldado Dyell Orelo de Souza e dos bombeiros comunitários Vanessa W. Denardini, Paulo R. Eberhardt, Evelito Strapasson e Michele Testoni de Camargo. Contabiliza-se, também, o apoio da senhora Ilza Cinara dos Santos Mandicaju (síndica do residencial) e de Santiago Navia (representante da Prefeitura Municipal de Gaspar). Ainda, diversos outros bombeiros comunitários e militares auxiliaram em diversos momentos.
2112 projeto golfinho gaspar 6
De acordo com o comandante do 4° Pelotão Bombeiro Militar em Gaspar, 1° tenente Levi Garcia Ribeiro, o Projeto Golfinho em Gaspar foi especial, pois contou com o apoio da sociedade gasparense, prefeitura e empresariado, proporcionando para as crianças a estrutura para realização das atividades e contou com a dedicação da equipe de instrução, que certamente superou a expectativa de todos pelo seu comprometimento.
2112 projeto golfinho gaspar 7

Agradecimentos: Prefeitura de Gaspar - Secretaria Municipal de Educação, Parque Aquático Cascanéia, Fazzenda Park Hotel, Academia Like Acqua, Bem Vestir Modas, Subliprint - Impressão Digital, Impacto Plotagens e Soluções Gráficas, 7° Batalhão de Bombeiros Militar (Itajaí), Supermercado Archer, Hotel Titon, Supermercado JK, Mercado Eliane, Mercado Borderis e Padaria 7.

Texto: B-5 de Gaspar
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar